Lixo e seus tipos

Lixão
Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúdepública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto.
No Lixão não existe nenhum controle sobre resíduos depositados e quanto ao local de disposição dos mesmos. Resíduos domiciliares e comerciais sãodepositados com os industriais e hospitalares.
Nos lixões pode haver outros problemas ,como por exemplo a presença de animais (inclusive a criação de porcos), a presença de catadores (que na maioriados casos residem no local), além de riscos de incêndios causados pelos gases gerados pela decomposição dos resíduos e de escorregamentos, quando da formação de pilhas muito íngremes, sem critériostécnicos.

Aterro Sanitario
Técnica de disposição de resíduos sólidos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais (IPT, 1995).
Método queutiliza princípios de engenharia para confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzí-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou aintervalos menores, se necessário (IPT, 1995).

Os aterros sanitários apresentam em geral a seguinte configuração: setor de preparação, setor de execução e setor concluído. Alguns aterros desenvolvemesses setores concomitante em várias áreas, outros de menor porte desenvolvem cada setor de cada vez.
São realizados, basicamente, a impermeabilização e o nivelamento do terreno, as obras de drenagempara captação do chorume para conduzí-lo ao tratamento, além das vias de circulação. As áreas limítrofes do aterro devem apresentar uma cerca viva para evitar ou diminuir a proliferação de odores ea poluição visual.
Na execução os resíduos são separados de acordo com suas características e depositados separadamente. Antes de ser depositado todo o resíduo é pesado, com a finalidade de...
tracking img