Lixo: um grande desafio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIXO: UM GRANDE DESAFIO

Dentre todas as questões ecológicas e as evidências estampadas de forma agressiva pela natureza, fica para nós uma inquietação- por onde e comocomeçar?
Algumas frentes foram trabalhadas com os alunos de diferentes idades em 2011, sem a pretensão de esgotá-las é claro. Entre elas o dilema do lixo, que na verdade é o fimde um processo que envolve a exploração dos recursos fornecidos pela natureza.
O lixo é o resto daquilo que consumismo, o qual avoluma-se de acordo com a classe social a que oindivíduo pertence (a classe alta e média alta consomem 50% mais do que a pobre), e ou nível de consciência que o mesmo tem sobre preservação do meio ambiente.
O que fazer com olixo?
Primeiro temos que refletir sobre o que fazer com os atuais níveis de consumo que a sociedade moderna pratica.
Segundo Leonardo Boff, temos de rever o sentidoque damos à vida para irmos às raízes da nossa existência e encontrarmos lá as respostas, ou seja compreender que compartilhamos com a natureza o dom da vida .Esse é o ponto.Qualquerreflexão passa por esse movimento.
Em 2011, trabalhamos com a produção do lixo (resíduos sólidos) e as possibilidades de reciclagem. Há muito que discutir, analisar e transformar. Ofoco é sensibilizar e despertar para uma nova consciência, assim promover as mudanças; pequenas que sejam mas, significativas.
Fazer a coleta seletiva do lixo revela o despertardessa nova consciência ecológica que o planeta espera de todos nós. Um segundo passo virá: repensar o excesso de consumo.
Por fim, fica uma pergunta: para onde vão tantosprodutos descartáveis que não nos fazem felizes de fato?
Que em 2012 possamos repensar sobre nossos conceitos sobre o valor que damos à vida em todas as formas com as quais convivemos.
tracking img