Lixo na cidade de rio branco de onde vem para onde vai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

(imagem de satélite da cidade de Rio Branco)

Esta é a cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, localizada na parte Ocidental da Amazônia. Em processo de desenvolvimento contínuo, sua população possui maioria descendente de nordestinos e índios. Soma segundo dados do IBGE, 691. 132 habitantes, dos quais 305.954 se encontram na capital, segundo estimativa de 2009.
Apesarde pequena, comparada com as demais capitais do Brasil, Rio Branco, é uma cidade desorganizada, quando nos referimos à urbanização. Apenas um terço da população desfruta de uma infra-estrutura, com água e esgoto adequados.
O serviço de recolhimento de lixo em Rio Branco é insuficiente, formando depósitos irregulares de lixos em terrenos vazios, causando contaminação das águas subterrâneas e dospoços em grande parte da cidade. Aumentando também a contaminação de diversos animais famintos à procura de comida nesses locais.
Mas, o que é LIXO? Esta palavra tem origem no latim “lix”, que significa “cinza”. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundície, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e compreende os materiaisdescartados pelas atividades humanas.
Um grande problema também polêmico é a contaminação das águas do Rio Acre, pois além de jogarem lixo diretamente nos barrancos e leitos do rio, os moradores ribeirinhos canalizam seus esgotos diretamente no rio. Já moradores distantes, despejam seus efluentes em destinos variados, como valas e córregos.
O lixo flutuante encontrado nos rios é resultado de maushábitos da população, que joga sujeira em ruas e córregos, além dos serviços deficientes de coleta de lixo da cidade.
A produção de lixo, no entanto, é muito grande, se comparada com o crescimento da cidade. Estima-se que cada habitante produza em média 933 gramas de lixo por dia, o que leva a quase 236,2 toneladas diárias ou 86.213 toneladas por ano, mas não se assuste, São Paulo produz em ummês o que produzimos de lixo o ano todo. Mas para onde vai tanto lixo?
Vamos analisar: O lixo produzido em nossas casas é, na maioria das vezes, embalado e depositado em lixeiras, geralmente localizadas em frente de nossas casas, para depois ser recolhido pelo sistema de coleta de lixo, e, por último, ser levado ao aterro sanitário da cidade.
O aterro sanitário é uma obra de engenharia projetadapara receber o lixo domiciliar. Ele envolve basicamente os seguintes serviços: terraplanagem; forração do terreno com material impermeável, de preferência argila; canalização das águas da chuva e do chorume; tubulação para saída de gases; plantio de grama; e finalmente, instalação de uma cerca ao redor da área de serviço. O aterro sanitário de Rio Branco foi inaugurado no ano de 2009. Lembrando queesse método de enterrar o lixo não agride o ambiente, tampouco prejudica a saúde das pessoas, se for desenvolvido corretamente, pois a cobertura de terra isola os detritos dos catadores, impede a proliferação de insetos, evita mau cheiro e não deixa papéis e plásticos serem carregados pelo vento ou pelas enxurradas.
No entanto, a coleta de lixo não é satisfatória, porque depois de depositados naslixeiras, só são recolhidos após 2 dias, em média, período em que ficam expostos a animais famintos, que tiram seu sustento desses materiais.
O cuidado é redobrado com o lixo produzido nos hospitais, pois podem causar sérios danos à saúde de pessoas e animais. Esses materiais devem ter destinos apropriados, pois muitos equipamentos possuem elementos radioativos, que são perigosos à vida humana.Nos últimos anos, nota-se uma tendência mundial em reaproveitar cada vez mais os produtos jogados no lixo para fabricação de novos objetos, por meio de processos de reciclagem, o que representa economia de matéria prima e de energia fornecida pela natureza. Estima-se que cada tonelada de papel reciclado economiza de 17 a 20 eucaliptos com 7 anos de idade ou uma área plantada de 100 a 650 m2....
tracking img