Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exames Radiológicos Contrastados

UROGRAFIA EXCRETORA - UROGRAFIA INTRAVENOSA

O exame radiológico do sistema urinário é, em geral, denominado urografia.
O prefixo URO designa uma relação com a urina ou com o trato urinário.

Tipos de contraste:
Os dois principais tipos de meios de contrastes usados em urologia são os iônicos e os aniônicos ou não-iônicos. As estruturas químicas dos doistipos diferem-se um pouco e comportam-se de forma distinta no organismo.

Contraste iodado iônico:
Durante muitos anos, os pacientes receberam um tipo de meio de contraste iodado, orgânico, denominado iônico. Este agente de contraste contém iodo como elemento opacificante, e outros componentes químicos para criar uma molécula complexa. Esses elementos geralmente são o sódio ou meglumina, ou umacombinação dos dois, que é um elemento de cadeia carregado que chamamos de cátion.

Contraste iodado não-iônico:
No final da década de 1960, foi desenvolvida uma nova geração de meios de contraste que também possui iodo necessário para a opacificação, mas que não contém cátions positivamente carregados. Sendo que o cátion quando carregado é o maior fator de reações mais pronunciadas.

Via deadministração:
Endovenosa.

Anamnese do paciente: Uma anamnese cuidadosa pode servir para alertar a equipe médica para uma possível reação. Pacientes com uma história de alergia possuem maior tendência a apresentarem reações adversas ao meio de contraste que aqueles que não são alérgicos. Além do questionário respondido previamente pelo paciente, o técnico em radiologia deve fazer estasperguntas antes de iniciar o exame :

Você é alérgico a algo?
Já apresentou febre, asma ou urticária?
É alérgico a quaisquer drogas ou medicamentos?
É alérgico a iodo?
É alérgico a frutos do mar ou mexilhões?
É alérgico a outros alimentos?
Já foi submetido a exame radiológico que exigisse uma injeção em artéria ou veia?

Uma resposta positiva a qualquer uma dessas perguntas nos previne parauma maior possibilidade de reação.

Metodologia do exame:
Com o paciente em decúbito dorsal realizamos uma radiografia em AP panorâmica do abdome e apresentamos ao radiologista para avaliação e liberação para a injeção do meio de contraste. Após 3 minutos da injeção de contraste realizaremos uma radiografia localizada dos rins, procedendo então a compressão uretral, que é feita com dispositivopróprio. Ainda com uso do compressor realizaremos outra radiografia localizada dos rins após 5 minutos e após 10 minutos da injeção de contraste. Após 15 minutos da injeção soltaremos a compressão e realizaremos uma radiografia panorâmica do abdome. Realiza-se então uma radiografia de bexiga cheia e outra pós-miccional. Este seria um procedimento padrão para um exame de urografia excretora, porémdepende do departamento e do médico radiologista outras rotinas.

Imagem radiográfica:

[pic]

URETROCISTOGRAFIA RETROGRADA E MICCIONAL

Este exame é realizado no paciente do sexo masculino para demonstrar todo o comprimento da uretra.
Tipos de contraste:
Iodado.

Via de administração:
Uretra (Pênis).

Metodologia do exame:
A injeção do meio de contraste é feita através de umdispositivo específico denominado Clampe de Brodney, que é fixado ao pênis distal. Posiciona-se o paciente em obliqua posterior direita a + ou - 30°, centra-se o R.C. Na sínfise púbica. Introduz-se a ponta da seringa na uretra distal e procede-se a injeção. Radiografa-se então após o início da injeção de contraste para pesar o contraste enchendo amplamente a uretra. Faz-se também um posicionamento emobliqua anterior esquerda. Após completar-se o enchimento da bexiga, retira-se o Clampe e com o paciente em ortostática. Realiza-se as radiografias miccionais. Nos casos de cistouretrografia e uretrografia realiza-se um AP após o paciente eliminar todo o contraste da bexiga (pós miccional). Filmes: 24 x 30.

Imagem radiográfica:

[pic]

S.E.E.D

O objetivo deste exame é...
tracking img