Lixo eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA AMAZÔNIA

ALESSANDRA LYRA
ELIZABETH SILVA
REGIS LEITE

OS ASPECTOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS
CAUSADOS PELO LIXO ELETRÔNICO

GESTÃO AMBIENTAL (PROF.SUELI LIMA)
TST 08 (manhã)

BELÉM
2013

OS ASPECTOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS
CAUSADOS PELO LIXO ELETRÔNICO
DEFINIÇÃO
São todos aqueles gerados a partir de equipamentos eletrônicos, e seuscomponentes. Podemos citar como exemplo os componentes de equipamentos de informática: mouse, monitor, teclado, CPU, gabinete, caixa de som, etc, que estejam em desuso, seja no âmbito comercial, doméstico ou industrial. Todos estes são compostos materiais não- biodegradáveis, levando até cerca de 300 anos para se decompor.
Com a aceleração da produção e do consumo de novas tecnologias, o volume dessetipo de descarte cresce cada vez mais, deixando o planeta sem espaço para armazenamento e ainda menos capacidade de reciclagem. Atualmente, as alternativas relacionadas com esse contexto ainda são insuficientes para resolver esse tipo de problema, se faz necessário ajustar elementos que possam nos aproximar da sustentabilidade, algo mais além do que o mero gerenciamento de descartes.
ASPECTOAMBIENTAL
A preocupação ambiental em relação aos resíduos oriundos do avanço tecnológico vem crescendo muito nos últimos anos devido liberação de substancias tóxica que podem poluir regiões inteiras.
Como velhos computadores, televisores, telefones celulares, equipamentos de áudio, baterias, entre outros, vem crescendo muito nos últimos anos, entre governos do mundo todo, pois este tipo deresíduo acaba liberando substâncias como o chumbo, que pode atingir o lençol freático e poluir regiões inteiras.
A área de informática não era vista tradicionalmente como uma indústria poluidora.
Porém, o avanço tecnológico acelerado encurtou o ciclo de vida dos equipamentos de informática, gerando assim um lixo tecnológico que na maioria das vezes não está tendo um destino adequado. Assim, tem-se aquestão do lixo tecnológico gerado na recuperação dos equipamentos de informática e, também, a possibilidade de abrir uma nova forma de captação de recursos fundamentada na economia em termos de emissão de carbono que a reciclagem dos equipamentos gera.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Ao serem jogados no lixo comum, as substâncias químicas presentes nos eletrônicos, como mercúrio, cádmio, arsênio,cobre, chumbo e alumínio, penetram no solo e nos lençóis freáticos contaminando plantas e animais por meio da água. Dessa forma, os seres humanos podem ser contaminados pela ingestão desses alimentos. “As conseqüências vão desde simples dor de cabeça e vômito até complicações mais sérias, como comprometimento do sistema nervoso e surgimento de cânceres”, explica Antônio Guaritá, químico doLaboratório de Química Analítica Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), (CARPANEZ, 2007)
Um único monitor colorido de computador ou televisor pode conter até três quilos e meio de chumbo. Nos Estados Unidos, país para o qual as estatísticas são mais precisas, estimam-se que 12 toneladas do chamado e-lixo cheguem anualmente aos aterros sanitários.
Além do chumbo, o e-lixo pode conter: uma imensaquantidade de outros componentes tóxicos como: o mercúrio, cádmio, arsênico, cobalto e tantos outros.
Segundo FRUET citado in (CARPANEZ, 2007), o perigo de lançar esses produtos na
cesta de lixo é grande. Chumbo, cádmio e mercúrio, metais presentes no interior de algumas pilhas e baterias, podem contaminar o solo, lagos e rios, chegando finalmente ao homem. Se ingeridos em grande quantidade, oselementos tóxicos podem causar, também, males que vão da perda do olfato, da audição e da visão, até o enfraquecimento ósseo. “Os materiais não são biodegradáveis e, mesmo que tenham baixa quantidade de elementos tóxicos, podem fazer mal ao meio ambiente”, adverte o físico Délcio Rodrigues, diretor da entidade ambientalista
GREENPEACE. “A reciclagem é a melhor saída.”
Esse lixo eletrônico ou...
tracking img