Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO: QUÍMICA
Professor: Silas Varella Fraiz Junior
Disciplina: Química Orgânica Experimental 1– IC 357





[pic]









Thais de Mattos Rodrigues – 200864504-3







Seropédica, 2011





✓ Objetivo

Promover a destilação fracionada na separação doscomponentes de uma solução cujos pontos de ebulição difiram de menos de 80° C.



✓ Introdução

A destilação é um processo de separação no qual utiliza-se o ponto de ebulição para separaro líquido mais volátil da solução. Sendo o método mais comumente utilizado para remoção de um solvente, separação e purificação dos componentes de uma solução de líquidos, ou ainda, separar líquidosde sólidos.

Existem quatro métodos de destilação: destilação fracionada, simples, à pressão reduzida e azotrópica. A destilação simples é utilizada para separar componentes de uma soluçãoconstituída de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não sendo uma forma muito eficaz para separação de líquidos com pontos de ebulição bem próximos.

Na destilação fracionada ocorremvárias destilações simples, embora não sejam independentes umas das outras. Pode ser utilizada para separação de dois ou mais líquidos de diferentes pontos de ebulição. Durante o aquecimento da solução, éseparado, primeiramente o líquido de menor ponto de ebulição, depois o que possui ponto de ebulição intermediário, e assim sucessivamente até o líquido com o maior ponto de ebulição.

Nessadestilação é utilizada a coluna de fracionamento, que separa os líquidos que têm ponto de ebulição bem próximo, os menos voláteis condensam e voltam. Ela é utilizada para aumentar a eficiência dadestilação.

As substâncias menos voláteis, que se misturam no estado gasoso ao entrarem em contato com os pratos teóricos condensam-se e retornam para a solução. Sendo assim, a coluna de fracionamento...
tracking img