Lixo eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO TABLEAU PINDAMONHANGABA
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE






Thiago Rodrigues Correia






Lixo eletrônico e seu descarte










Pindamonhangaba
2012
Thiago Rodrigues Correia










Lixo eletrônico e seu descarte







Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Colégio Tableau, como parte dosrequisitos para obtenção do título de técnico em Meio Ambiente, sob a orientação do Profº Mauricio Vitalli.













Pindamonhangaba,
2012
Agradecimentos



Agradeço aos meus pais que me acompanharam em todos os momentos da minha vida, aos professores e colegas de classe que tornaram este ano muito feliz e produtivo, agradeço a Deus por me dar saúde e capacitar para maisesse ano de aprendizado. Muito obrigado a Marlise, Wilson, Mauricio, Ana Carolina, André, Camila, Cristiane, Gabriel, Julia, Juliano, Karol, Luiz Guilherme, Mayara, Pamela, Thales, Vitória, enfim a todos, que durante este ano me fizeram perceber que cada dia e cada momento de nossa vida é especial.





















Epigrafe


Às vezes a vida te bate com um tijolona cabeça. Não perca a fé! Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que eu amava o que eu fazia. Você precisa encontrar o que você ama. E isso vale para o seu trabalho e para seus amores. Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho éamando o que você faz. Caso você ainda não tenha encontrado [o que gosta de fazer], continue procurando. Não pare! Do mesmo modo como todos os problemas do coração, você saberá quando encontrar. E, como em qualquer relacionamento longo, só fica melhor e melhor ao longo dos anos. Por isso, continue procurando até encontrar, não pare" – (Steve Jobs, discurso durante formatura em Stanford, 2005).RESUMO


Nos dias atuais absolutamente tudo o que consumimos, produzimos ou extraímos gera resíduo, e com a nossa tecnologia de forma alguma poderia ser diferente. A cada dia milhares de aparelhos computadores, aparelhos de som, celulares, smartfones, tablets, notebooks, pendrives, ipads, ipods, cartões de memória, aparelhos de mp3, mp4, mp5, netbooks,ultrabooks, câmeras fotográficas, controles, vídeo games, DVDs, players, blu Ray, dentre muitos outros, nós seres humanos produzimos e consumimos regularmente. E para onde vão nossos equipamentos antigos, que se tornaram obsoletos, defasados e foram substituídos por novos? Onde realizamos os descartes dos mesmos? Na maioria das vezes os destinos dessas peças é o lixo, e na maioria das vezes eles nãorecebem o tratamento devido.

PALAVRAS-CHAVE: Consumo; Eletrônicos; Descarte.


SUMÁRIO


1. ALGUNS NÚMEROS IMPRESSIONANTES QUE ASSOMBRAM. 10

2. PROBLEMAS CAUSADOS PELO DESCARTE INADEQUEADO 13
2.1 Países Lixões 14

3. COISAS A SE PENSAR SOBRE O E-LIXO. 16
3.1 Descarte correto e reutilização 16

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

REFERÊNCIAS 19


1 INTRODUÇÃO.Quando falamos em lixo eletrônico, a primeira coisa que vem a mente são aqueles incômodos spams ocupando espaço em nossas caixas de entradas, trazendo malwares e corrompendo os computadores. Porém, não é deste lixo que estou me referindo.
Os resíduos eletrônicos, também denominados de e-lixo (e-waste em inglês) são os vilões do momento. Eles nada mais são do que artigos eletrônicos que nãopodem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros. São considerados lixos eletrônicos também utensílios domésticos como geladeiras, micro-ondas e o que mais você usar em casa que utilizem de energia, seja ela gerada por pilhas e baterias ou vinda da sua concessionária de energia elétrica, que descartados, podem poluir o planeta....
tracking img