Livros que viraram filmes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Livros que viraram filmes:
Influência na Leitura dos Jovens de Hoje?


Que os livros veiculados hoje em dia estão sobre grande influência da mídia e suas críticas está bem claro para todos nós. Porém será que as grandes obras do nosso século como os livros de Machado de Assis, Shakespeare, Fernando Pessoa, Lygia Fagundes Telles, e tantos outros se tornaram inesquecivéis através tambémdessas críticas? Mesmo sendo críticados no começo de suas carreiras literárias o que os torna ainda mais difícies de esquecer.
Será que os livros escritos hoje em dia que acabam se tornando filmes, logo quando chegam em nossas casas seja através do aparelho televisor ou no formato de manuscrito deve ser considerado “literatura plástica”, ou seja, feito só para seus autores ganharem dinheiro enada mais? Será que estás obras literárias não incentiva os jovens de hoje a lerem e até mesmo serem iniciados neste novo mundo, cheio de magia, sobrenatural e fantástico.
Podemos perceber que muitas destes novos livros viraram filmes sim, contudo eles não foram os primeiros a se manisfestar nas “grandes telas” e se tornarem filmes muitos conhecidos do público, isso só fez o número de ávidosleitores crescerem. Como tentarei demonstrar ao decorrer deste artigo, filmes e livros podem sim conviver em perfeita harmonia sem que um agrida ao outro. O desfigurando em suas grandes telas o que um autor gera como a um bebê.
Mais será que os best seller só se tornaram ditas “Grandes”, por causa da influência da mídia ou há alguma forma de distinguir o que é literário do que não éliterário? Primeiramente para chegarmos a alguma conclusão, tentaremos definir o que é literatura? O que a torna o divisor do que serve, do que não serve? Como Machado, Fernando Pessoa, Castro Alves e etc, são considerados grandes escritores? E J. K Rowling, Stephanie Meier, Dan Brow e etc, se tornaram meros “agitadores”, do “padrão” imposto pelos críticos? Suas obras são meras ficções? Existe morais dahistória? Literatura “plástica” ou uma nova grande fase da nossa literatura?
A arte da literatura existe há alguns milênios. Entretanto, sua natureza e suas funções continuam objeto de discussão principalmente para os artistas, seus criadores. A literatura, como qualquer outra arte, é uma criação humana, por isso sua definição constitui uma tarefa tão difícil. O homem, como ser histórico, temanseios, necessidades e valores que se modificam constantemente. Suas criações, entre elas a literatura, refletem seu modo de ver a vida e de estar no mundo. Assim, ao longo da História, a literatura foi concebida de diferentes maneiras. Mesmo os limites entre o que é e o que não é literatura variaram com o tempo.




“Literatura é a arte que utiliza a palavra
como matéria-prima desuas criações.”
(Novas Palavras, p.17, 2000)




Como definimos acima não há como sabermos o que seria literatura do que não é, até mesmo os que hoje em dia são considerados grandes escritores tinham suas dúvidas quanto a está definição.
Como os críticos literários se tornaram os definidores do que serve, do que não serve? Não há uma resposta cabível para está pergunta. Naverdade, o único conselho que se pode dar a alguém com respeito à leitura é não aceitar conselho algum, ou seja nem sempre os críticos acertam pois eles estão só expondo o que eles gostam assim que é feito uma análise crítica de textos, livros, poemas e etc.
Quanto a os que hoje chamamos de “Grandes escritores”, em sua época também foram bastante críticados pela sua escrita inovadora, a frente deseu tempo. E muitos deles só ganharm fama e sucesso após sua morte. Muitos morreram no esquecimento só sendo lembrados muito tempo depois. Bom mais voltando ao assunto que me levou a escrever esse artigo.
Os livros que hoje em dia vêm virando filmes, e vem ganhando grande destaques entre os jovens, porém não muito com os professores mais antiquados, que acham que a única boa leitura seria,...
tracking img