Livros fuvest 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O enredo de A Cidade e as Serras
O enredo conta a história de um jovem rico, que tem seus ancestrais em Portugal - local que ele não conhece por sua aversão ao que não seja completamente urbano.
No entanto, forçado a viajar para o lugar que estão suas propriedades, entra em contato com a vida simples e abandona a vida em Paris para as serras portuguesas.
Os personagens de A Cidade e asSerras
Jacinto (personagem principal que vive em Paris), José Fernandes (narrador-personagem, amigo de Jacinto), Galião (avô de Jacinto), Cintinho (pai de Jacinto), Grilo (criado de Jacinto, que foi levado a Paris por Galião) e Joaninha (prima de José Fernandes, camponesa).
Síntese de A Cidade e as Serras
O romance pertence à fase pacífica de Eça de Queirós. Mostra sua visão otimista do interior dePortugal relatando onde as pessoas ainda não haviam sido contaminadas pelos falsos valores do mundo urbano. Para ele, no campo existiam bons ares, boa comida e bons vinhos.
A Cidade e as Serras conta a história do personagem Jacinto, que também é narrador, dividido em duas partes, sendo a primeira em Paris, no meio da civilização e a segunda em Portugal, na serra.
O romance traz descriçõesminuciosas das cenas, como se colocassem o leitor dentro delas, e os seus personagens se caracterizam como tipos sociais, assim os quadros em que se passam as ações tornam-se vivos quando se lê o livro.
Desenvolvimento da obra A Cidade e as Serras
A obra desenvolve-se em dois lugares: Paris e interior de Portugal. O romance é narrado por um personagem, José Fernandes, amigo do personagem principal,Jacinto. Conta a história de Jacinto que vivia em Portugal e não gostava do interior. Relaciona-se com a segunda metade do século XIX, na Europa.
Problemática da obra A Cidade e as Serras
Jacinto, que gostava da vida urbana e venerava a civilização, passa por diversos incidentes que o fazem desanimar e partir para o interior de Portugal, bucólico e nada civilizado.
Clímax da obra A Cidade e asSerras
Quando Jacinto chega a Portugal, passa a fazer caridades e se apaixona pela prima do amigo, Joaninha, com quem se casa e tem filhos.
Desfecho da obra A Cidade e as Serras
Jacinto sai de Paris, vai para Portugal, reconhece o valor do interior, conhece Joaninha, apaixona-se, casa e tem filhos.
A linguagem de A Cidade e as Serras
A linguagem é formal com uso de expressões simples e semconvencionalismos. Utiliza palavras e expressões da época, como “que maçada” e “que seca”, que significam “chateação”.
O espaço/tempo em A Cidade e as Serras
A história passa em Paris e nas serras de Portugal. Acontece de 1834 quando o avô do personagem principal, Jacinto, vai para a França, a 1893, na volta definitiva dele para Portugal.
Narrador e foco narrativo de A Cidade e as Serras
Jacintoé o personagem principal e seu amigo José Fernandes é o narrador (narrador-personagem).
Contexto histórico de A Cidade e as Serras
Revolução francesa que culminou em mudança de costumes na Europa, na segunda metade do século XIX, quando a burguesia chega ao seu apogeu.
Escola literária de A Cidade e as Serras
Realismo.
Sobre o autor de A Cidade e as Serras
Filho de José Maria de AlmeidaTeixeira de Queiroz e de Carolina Augusta Pereira de Eça, José Maria Eça de Queirós nasceu em Póvoa de Varzim, Portugal, em 1845.
Eça de Queirós foi um dos idealizadores das Conferências do Cassino Lisbonense e o inaugurador do Realismo em Portugal, com a publicação de O Crime do Padre Amaro, obra que causou um escândalo na época e foi bastante atacada por membros da sociedade conservadora, pois oenredo conta a história de um padre que se envolve com uma de suas “fiéis” e acaba por engravidá-la e induzi-la a um aborto. É considerado um dos nomes mais importantes da literatura.





O enredo de Capitães da Areia
Capitães da Areia é dividido em quatro partes e a primeira é composta por supostas cartas em resposta a uma matéria sobre os capitães da areia. Algumas pessoas defendem e...
tracking img