LIVROOO Vamos As Compras

3508 palavras 15 páginas
Nome: Poliane Alves Pimenta / RA: 86240
Fichamento do livro: Vamos às compras
Autor: Paco Underhill
Primeiro capítulo
Esse capítulo fala sobre o nascimento de uma ciência, mais especificamente, a ciência das compras. A ciência definida pelo autor é uma espécie de análise detalhada sobre as pessoas no ato de fazerem compras, mais conhecidas como shopper. Para que essa análise seja feita de forma eficaz, é necessário que o comportamento do shopper seja observado de perto, independente do local de varejo onde ele esteja. Essa observação é feita através de monitores, que o autor define da seguinte forma:
Monitores são pesquisadores de campo da ciência de compras, estudiosos e pessoas no ato de fazer compras, ou mais precisamente, de shoppers. (pag.6)
Conclusão
Esse capítulo foi importante para que tenhamos conhecimento sobre a importância do shopper ser analisado no ato da compra. Pelo que o autor propõe, esse trabalho de pesquisa sobre o shopper é de extrema importância para muitos varejistas, pois a pesquisa de análise do shopper pode revelar coisas da qual as lojas jamais poderiam imaginar. Inclusive, o autor usou uma frase nesse capítulo que literalmente define a importância da ciência das compras: “o óbvio nem sempre é aparente”.
Segundo Capítulo
No segundo capítulo, o autor fala um pouco sobre a ciência da compra na perspectiva do varejista e do profissional de marketing e afirma que é de extrema relevância que eles tenham conhecimento sobre a importância dessa ciência no processo e análise de vendas. Segundo o autor, um erro comum desses profissionais, principalmente dos varejistas, é achar que os dados de uma taxa de conversão são suficientes para tal análise. Ele explica que apenas coletar dados não é suficiente para uma análise aprofundada que resulte em boas estratégias de ações:
“Em 2008, tornou-se mais fácil coletar dados do que tentar descobrir o que significam ou então mapear as ações que podem ou devem ser tomadas” (pag.33)
Conclusão
Esse capítulo

Relacionados