Livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de História.
Página 60.
1. Observe a gravura da pagina 59 com atenção. Nela, podemo identificar grupos distintos de africanos. Aponte as caracteristicas que os diferenciam.
2. Comovocê explica o fato de alguns africanos terem acesso a armas de fogo?
3. Pela gravura, é possivel afirmar que o contato com os europeus alterou o modo de vida tradicional dos africanos? Por quê?4. Se a moratalidade dos africanos vendidos como escravos para as Antilhas era tão alta como nos diz Grandpré, por que o tráfico de cativos não era interrompido?

Resposta página 60
1. Naimagem só é possível visualizar que cada escrevo está fazendo um tipo de trabalho diferente e que uns estão em grupo e outros estão mais afastados.

2. Devido as rotas de comercio exterior, queexportavam e importavam varias coisas, deixando assim o acesso as armas mais fácil para os africanos.

3. Sim, porque os africanos agora tinham trabalhos mais leves, mesmo assim trabalhando empéssimas condições de trabalho nas lavouras e nos campos.

4. Principalmente pela movimentação do capital da época, e por outros aspectos do comercio exterior, onde os Barões dos grandes cafezaiscompravam mais e mais escravos para poder ter uma melhor produção do café e de outras culturas cultivadas em lavoura.

Página 72.

1. Analise o papel desempenhado pelos mulçumanos no comércioafricano.
2. Quando os portugueses aportaram na costa ocidental da África, o trabalho escravo já existia na região. Em que aspecto a escravidão introduzida no continente pelos europeus se diferenciava daescravidão então praticada na África?
3. O tráfico de escravos foi produto dos contatos e negociações estabelecidos entre representantes dos Estados europeus com os mandatários africanos.Descreva a Participação de cada um desses agentes no comécio de cativos africanos
4. Relacione a introdução da escravidão moderna na África à fragilização dos Estados africanos
5. Compare as...
tracking img