Livro contar historia uma arte sem idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do Livro: Contar histórias: uma arte sem idade - Betty Coelho
Aluna:
Curso: Pedagogia.

“A força da história é tamanha q narrador e ouvintes caminham juntos na trilha do enredo eocorre uma vibração recíproca de sensibilidades, a ponto de diluir-se   o ambiente real ante a magia das palavras que comove e enleva. A ação se desenvolve e nós participamos dela...”   pag.   11.
ParaCoelho, contar histórias é uma arte que alimenta a   imaginação, permite a identificação e ajuda a resolver conflitos. As histórias são meios de ampliar o horizonte das crianças e aumentar seusconhecimentos em relação ao mundo que as cerca.

Cap. 1 – ESCOLHA DA HISTÓRIA

A autora fala da importância do narrador selecionar histórias que ele goste de ler, de acordo com a faixa etária dascrianças e o ambiente onde se conta as histórias e principalmente deve se considerar o ouvinte.   Na fase pré-mágica - até 3 anos -, as histórias devem conter muito ritmo e repetição. Na fase mágica – apartir 4 anos - , é a fase do conte de novo. Da primeira vez q ouve tudo é novidade nas outras a criança aprecia os detalhes. Na idade escolar – a partir 7 anos -, elas ainda gostam de histórias da faixaetária anterior. Posteriormente, contos de fadas mais elaborados ocuparão a imaginação das crianças. Existem casos específicos – ouvintes enfermos, inválidos, deficientes mentais e visuais. Para cadacaso o narrador deve escolher a história adequada.

Capítulo 2: Estudo da história infantil
Estudar uma história em primeiro lugar é divertir-se com ela, captar a mensagem que nela implícita e emseguida após algumas leituras identificar os elementos essenciais a sua estrutura. (p.21)
A introdução é a parte principal, preparatória, diz quando, onde e quem, estabelece o contato entre o narradoe o ouvinte, devendo ser enunciada com voz clara, pausada e uniforme. (p.22)
Estudar uma história, portanto é explorar todos os nuances e possibilidades, são textos estruturados com introdução...
tracking img