Fichamento do livro contar historias uma arte sem idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do Livro: Contar História Uma Arte Sem Idade

SILVA, Coelho Betty Maria. Técnicas de como contar história: Contar história uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 1999.

Resumo:A autora cita a experiência vivida na sala de aula durante um estágio no curso de magistério que precisava chamar a atenção das crianças teve a idéia de começar a contar história. Percebeu que ascrianças gostavam muito e se interessavam então resolveu ensinar as técnicas aprendidas a partir desse livro. (p.9)

Capítulo 1: Escolha da história
A história para ser contada deve ser escolhida deacordo a faixa etária e interesses. Às vezes leva se tempo pesquisando para encontrar a história adequada que atenda ao interesse dos ouvintes. (p.13)

Em casos específicos requer bom censo nasescolhas, por exemplo, crianças enfermas, inválidas, deficientes visuais, deficientes mentais cada uma precisa de uma escolha especial. (p.20)

Capitulo 2: Estudo da História infantil
A autora apresentao quanto é importante o narrador estudar a história diferenciando no enredo o que é essencial e o que são detalhes, o essencial deve ser contado na íntegra e nos detalhes o narrador pode usar a suaimaginação e criatividade. (p.22)

Capitulo 3: Formas de apresentação das histórias
Deve-se escolher a melhor forma ou recurso adequado para apresentar uma história, os recursos podem ser: simplesnarrativa, com auxilio de um livro, uso de gravura, flanelográfo e desenhos. Cada recurso tem suas vantagens especificas e requer uma técnica especial. (p.31)
A participação do ouvinte com vozes ougestos é uma técnica de interferência utilizada deve-se tomar cuidado com esse recurso para que vire um programa de auditório, saber escolher o recurso é fundamental. (46)

Capitulo 4: A narração dahistória
Além das técnicas didáticas o narrador precisa ter naturalidade para contar histórias (p.50)
A duração da narrativa depende da faixa etária e do interesse do ouvinte. (p.54)
O narrador...
tracking img