Livro ''os sonhadores "

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 128 (31912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOTA EXPLICATIVA

O texto de Os sonhadores compõe o volume Sete novelas fantásticas, da escritora dinamarquesa Karen Blixen (1885-1962), publicado pela Civilização Brasileira em 1979, em tradução do também dinamarquês Per Johns, que vive no Brasil. O mesmo livro mereceu em 2007 uma segunda tradução brasileira, desta vez sob o título Sete narrativas góticas (editora Cosac Naify, de SãoPaulo). Há traduções portuguesas, que aqui não chegaram.
Aparentemente, o texto da segunda tradução é melhor. O tradutor, Cláudio Marcondes, que leva sobre o outro a vantagem de usar, na tradução, sua língua materna, parece só não ter sido inteiramente feliz na escolha do título, dado que novelas e fantásticas são palavras mais apropriadas, a primeira por indicar o termo técnico correspondenteà forma intermediária entre conto e romance, a segunda porque “a expressão gótico, em inglês, tem uma riqueza de conotações que seria impossível recapturar em português”.
Karen Blixen, que escreveu sob o pseudônimo de IZAK DINESEN, teve parte de sua própria vida romanceada no filme OUT OF AFRICA (titulo brasileiro: ENTRE DOIS AMORES) que, em 1985, foi premiado com sete estatuetas do Oscar(filme, diretor, fotografia, roteiro adaptado, direção de arte, som e música original). O principal documento para a composição do roteiro do filme foi o livro de memórias OUT OF AFRICA (usado como nome do filme).
Esse livro de memórias foi publicado no Brasil também em 1979, pela mesma Civilização Brasileira, sob o título de A fazenda africana. É o relato autobiográfico da experiência deKaren Blixen em “sua estada no Quênia, de 1914 a 1931, no qual nos dá uma visão precisa e sem preconceitos da vida africana em tempos coloniais e de fatos ocorridos na fazenda de café que ela e seu marido possuíam nos arredores de Nairobi”.
Cabe finalmente dizer que a escritora preferia escrever em inglês, e não no dinamarquês de seu país de origem. Há também as versões em dinamarquês,feitas pela própria autora, mas as traduções foram feitas a partir dos textos em inglês.
OS SONHADORES

Isak Dinesen (em Sete novelas fantásticas. Rio de
Janeiro, Civilização Brasileira, 1979, pp. 259-332)

Numa noite de lua cheia do ano de 1863, um dhow rumava de Lamu para Zanzibar, acompanhando a linha do litoral, distante cerca de uma milha mar adentro.
Dianteda monção favorável, as velas enchiam-se plenas. A embarcação carregava uma partida de marfim e de chifres de rinoceronte. Estes últimos são altamente cotados como afrodisíacos e os comerciantes vêm à sua procura, em Zanzibar, de paragens tão longíquas como a China. Mas além dessa carga, o dhow também levava uma outra, secreta, que estava em vias de estimular e precipitar grandes forças, e dasquais os países sonolentos, por onde passava a embarcação, sequer suspeitavam.
Esta noite imóvel era surpreendente em seu profundo silêncio e paz, dando a impressão de que algo havia sucedido ao mundo, quase como se a sua alma tivesse, por um passe de mágica, virado de cabeça para baixo. A livre monção vinha de lugares longínquos e o mar movia-se ao seu embalo, em sua trajetória infindável,vigiado pela nevoenta face luminosa da lua. Mas a claridade da lua sobre as águas era de tal ordem, que dava a impressão de que toda a claridade do mundo é que estava em realidade irradiando-se do mar para ser refletida no céu. As ondas pareciam sólidas, como se alguém pudesse seguramente caminhar sobre elas, enquanto que era nas profundezas do céu vertiginoso que se poderia cair e afundar naquelasturbulentas e insondáveis profundidades de mundos prateados, mundos de prata brilhante, ou então de prata fosca e escurecida, prata eternamente refletida em prata, movendo-se e transformando-se, erguendo-se lenta e imponderavelmente.
Os dois escravos na proa estavam imóveis como estátuas, com os corpos nus da cintura para cima, na noite quente, de coloração cinza-ferro, como o mar onde a...
tracking img