literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de Literatura Brasileira III




Fabiana Souza Pereira

























Março/2014


QUESTÕES

Para responder à questão 01, é preciso ler o conto O cavalo que bebia cerveja, de Guimarães Rosa, disponível em nosso AVA.

Questão 01 (2,0 pontos) - Considerando os seus conhecimentos, a leitura das Aulas do módulo e dos textos de Guimarães Rosa,construa um único texto argumentativo que reflita sobre os seguintes pontos:
• Quais características Rosianas podemos observar no conto O cavalo que bebia cerveja?
• Onde se insere o clímax da história? De que forma o título se coaduna com o universo apresentado no conto?
• De que modo a obra Rosiana se insere no Modernismo de Terceira Geração?
Justifique sua resposta escrevendo um textode, no mínimo, 10 linhas e, no máximo, 30 linhas.

RESPOSTA
O conto é marcado pelas diferenças do estrangeirismo em meio ao sertão, com traços culturais do estrangeirismo pelo brasileiro que são predominantes na narrativa tanto na linguagem quanto nos modos. Vale ressaltar que o conto Rosiana traz ligações religiosas, jurídicas e afetivas entre as personagens que são decorrentes dosacontecimentos como: ritos funerários, sucessão patrimonial e a enunciação. Dá mais enfoque ao tempo psicológico dos personagens.
Diante destes acontecimentos fica claro que o ponto de maior tensão é quando o italiano chama o rapaz para comunicar-lhe a morte de seu irmão, um mutilado de guerra. O corpo do irmão é descoberto e todos veem a face horrenda daquele homem. No entanto, pode-se perceber que o títulodo conto de Rosa pode unir com o universo de acordo com o ponto de vista de cada leitor, pois os fatos tem duplo sentido. Por exemplo: o simples fato de o cavalo gostar de cerveja o torna engraçado, mas em verdade, o homem buscava apenas causar inveja ao ajudante, que provavelmente, nunca teria em sua vida chances de possuir um cavalo como o dele.
Portanto, a obra Rosiana é inserida noModernismo da Terceira Geração pelas marcas históricas presentes na narrativa como as tradições locais existentes no enredo, as questões do cotidiano e os problemas da existência humano, sempre preocupado em aprofundar a sondagem psicológica dos personagens, no entanto, não se distanciando do aspecto formal do texto, que neste caso, foi a prosa.

Para responder à questão 02, é preciso ler o conto Omenino que escrevia versos, de Mia Couto, disponível em nosso AVA.
Questão 02 (1,0 ponto) – Você leu as aulas 03 e 04, do nosso módulo, que abordam detalhes sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Imbuído desses conhecimentos, leia o conto O menino que escrevia versos, de Mia Couto, e responda num texto dissertativo:
. Quais são os perigos de se contar uma história única?
. Ler etrabalhar com textos pertencentes às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pode contribuir para uma certa desmistificação do continente africano? De que forma?
. A história do conto se coaduna com a análise teórica observada nas referidas aulas? De que forma?

RESPOSTA

Quando as pessoas se deparam com uma história única, ou seja, somente “um lado da história”, pode-se dizer que só há um pontode vista, trazendo uma limitação ao entendimento desta situação. Portanto, as avaliações serão superficiais e não terão outros questionamentos plausíveis para que possa haver divergências de opiniões sobre a história.
No entanto, ter somente uma história única nos remete ao perigo muito comum, até mesmo do conhecimento mais a fundo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pois a falta deinformação nos traz sem dúvida, “a informação desinformada” mantendo um ponto de vista negativo perante a cultura africana e impedindo que a diversidade cultural seja vista por outros ângulos, principalmente pela sua riqueza. Então esta literatura precisa ser trabalhada com mais ênfase para que as pessoas entendam a verdadeira realidade desta cultura de modo que desmistifiquem os estereótipos...
tracking img