Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra literária possui semelhanças com o Movimento Literário da época: O Modernismo, mas que ainda contém influencia do romance Realista/Naturalista. OLivro se concentra nasociedade brasileira do século XX, mostrando a realidade do Nordeste Brasileiro daquela época.
O título do livro evoca a terrível seca do Ceará de 1915. O Quinze é umromanceregionalista de temática social. Não passa uma total separação entre ricos e pobres, a fusão entre as duas classes acontece através de Conceição que pertence aos dois mundos.Não apontando ‘ bons pobres’ e‘ maus ricos’, nem inocentes ou culpados.
O Quinze apresenta muitas características de acordo com a escola literária. E dentre elas estão:

•O Interesse pela realidade brasileira

‘’ Do que tenhopena é do vaqueiro dela... Pobre do Chico Bento, ter de ganhar o mundo num tempo desses, com tanta família!
- Ela jáestá fazendo a trouxa. Diz que vai para o Ceará e de lá embora pro norte... ‘’• A busca de um a linguagem mais simples e coloquial

‘’ Ô sorte, meu Deus! Comer cinza até cairmorto de fome’’

‘’ Limpa- Trilho! Josias! Pra dentro, seus sem vergonha! ‘’

• Revisão Crítica denosso passado histórico- cultural

O livro é lançado em 1930, porémaborda a seca de 1915. Portanto, a autora volta ao passado do Brasil quinze anos para escrever a obra.

• Temas extraídos do cotidiano

‘’ Chegou uma cunha com o café. E aconversa continuou a correr animada, enquanto a velha, que mandara trazer a almofada para o alpendre, trabalhava, trocando os bilros com ruído’’.Quando o livro O Quinze foiescrito o Brasil passou por várias transformações que apontavam para uma modernização da vida política, social e cultural do país. Politicamente, vivia-se o período de...
tracking img