Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UM NOVO CONCEITO

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir as relações do vinculo familiar, no conto Mário de Andrade, “o peru de natal” em que o personagem Juca relata o primeiro natal após a morte do pai.

Palavras chaves: Personagem, Peru, Família.

Mário de Andrade brasileiro nasceu em 1893 na cidade de São Paulo. Foi um poeta romântico, músico, historiador, fotográfico ecrítico de arte, Andrade também foi um dos fundadores da Sociedade Etnográfica e folclórica, tendo várias passagens por cargos públicos sendo uns deles diretor do Departamento Municipal de Cultura de são Paulo.
Entre os vários contos escritos por Mario de Andrade, temos o conto intitulado “O peru de natal” produzido entre o ano de 1938 e 1942 o qual, o narrador- protagonista narra os fatos em tempocronológico, sendo em primeira pessoa, deixando claro no enredo uma relação conflituosa e complexa entre o narrador e à autoridade paterna o conto relata a história de uma família tradicional que vivia somente de aparências e que a mesma demonstrava uma falsa felicidade durante as reuniões familiares, em especial as comemorações natalinas.
O pai de Juca era um homem muito econômico e autoritárioque não desfrutava dos prazeres que a vida lhe oferecia, “(...) sempre nos faltara aquele aproveitamento da vida, aquele gosto pelas felicidades materiais”, mas nas ceias de natal gostava de se exibir, convidava todos os parentes e oferecia o que tinha de melhor em sua casa, e o curioso que para seus filhos, esposa só lhes eram oferecido o resto. Juca o filho mais velho não gostava da atitude dopai, e isso fazia com que o rapaz amasse cada dia menos seu pai. “(...) e eu, que sempre gostara apenas regularmente de meu pai, mais por instinto de filho que por espontaneidade de amor” (p.). O personagem protagonista ao narrar seus sentimentos em relação ao pai, demonstrava ai um conflito entre pai e filho, que é ocasionado pela visão de mundo distinto, em que o pai vem de uma culturapatriarcal, que impõe as regras a toda família, mas para o filho esse conceito não era aceito.
Outro motivo de desconforto na relação pai e filho eram causados pela a natureza mesquinha do pai, o qual privava a todos de aproveitar a vida, a tensão vivida pelo o personagem Juca durante as datas comemorativas e principalmente nas festas natalinas causava em Juca um aborrecimento, em que o mesmo erasubmetido às vontades do pai. Para Juca a liberdade de expressão dentro do ciclo familiar é direito de todos, sendo que cada um respeite a opinião do outro, respeitando assim algumas normas imposta pela sociedade, sendo umas delas o direito de aproveitar dos prazeres da vida.
O personagem de Mario de Andrade prende o leitor com suas atitudes extravagantes e fama de “louco”, com isso contraria as ordensimpostas pelo pai, defendendo assim aquilo que acredita. Percebemos que Juca depois da morte de seu pai tenta ocupar o lugar deixado por seu pai, não com a intenção de se tomar o lugar do pai nem com uma razão absoluta a ser seguida, mas com a intenção de mostrar para a família que há diferentes maneiras de ver a vida, pois ele não estava preocupado em busca da glória permanente (como um heróiclássico) e sim ele estava preocupado na busca de uma felicidade momentânea em que pudesse compartilhar momento bons e ruins, ao lado de sua família, expondo assim, seus sentimentos mais profundos em relação à família, que era contra as tradições e o autoritarismo do pai.
No conto o peru de natal o personagem Juca, levanta uma reflexão da vida tradicional do dia-dia, mostrando como é importante aunião familiar nas ceias natalinas. Após a morte do pai ele assume a responsabilidade de aproximar a família e fazer renascer um novo amor familiar, que estava adormecido paulatinamente devido a força cinzenta e opressora do pai. Nesse momento ele altera os hábitos da casa mostrando que é possível ter prazer em um ambiente em que eles já estavam acostumados a viver. Nas ceia de natal era...
tracking img