Literatura e o livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O LIVRO É UM BRINQUEDO
Diante disso, cabe ao professor possibilitar este contato do aluno com a literatura orientando – sobre como fazer uso deste material escrito.
“Há que se desenvolver o gostopela leitura, afim de que possamos formar um leitor para toda vida”(VILLARDI 1999, p. 11).
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que entre um mistério e um segredo, põe idéiasnacabeça” (DINORAH, 1996).
Finalizamos este artigo concordando inteiramente com Soares apud Maricato (2005, p. 18) quando ela diz que: “É preciso desmanchar essa idéia do livro como objeto sagrado; é sagradosim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças”.

5. Considerações Finais
Ao estudar a iniciação a leitura pela criança na Educação Infantil, percebemos o quanto éimportante o papel mediador do professor, pois será de sua responsabilidade proporcionar aos alunos espaços adequados de leitura, transformando estes espaços em situações prazerosas de aprendizagem.
“Oprofessor que atua precisa tornar-se leitor porque as crianças aprendem a ler com os gestos de leitura do outro”. Esse pensamento de Becker apud Maricato (2005, p. 26), foi vivenciado por nós em nossaprática pedagógica anteriormente relatada neste artigo, quando os alunos imitavam a nossa maneira de contar histórias.
Ao estudar a iniciação a leitura pela criança na Educação Infantil, percebemos oquanto é importante o papel mediador do professor, pois será de sua responsabilidade proporcionar aos alunos espaços adequados de leitura, transformando estes espaços em situações prazerosas deaprendizagem.
Para aproximar o aluno da leitura, faz-se necessário que o educador atribua a literatura uma finalidade prazerosa e não apenas cumprir obrigações na escola ou no trabalho, pois só assim serápossível formar leitores para a vida toda. Constatamos que desde a infância vamos assimilando a idéia de mundo, suas evoluções, ou seja, o caminho para o desenvolvimento é a palavra, iniciando na...
tracking img