Literatura no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
o que são proteinas?
As Proteínas são compostos orgânicos bioquímicos, constituídos por um ou mais polipeptídeos tipicamente dobrada em uma forma globular ou fibrosa, facilitando uma função biológica. São compostos de alto peso molecular, compostos orgânicos de estrutura complementar e massa molecular elevada (de 100.000 a 100.000.000.000 ou mais unidades de massa atômica), sintetizadas pelosorganismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas.[1] Uma proteína é um conjunto de no minimo 20 [2] aminoácidos, mas sabemos que uma proteína possui muito mais que essa quantidade, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos. Em comparação, designa-se Prótido qualquer composto nitrogenado quecontém aminoácidos, peptídios e proteínas (pode conter outros componentes). Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas no citosol das células pela tradução do RNA enquanto as proteínas destinadas à membrana citoplasmática, lisossomas e as proteínas de secreção possuem um sinal que é reconhecido pela membrana do retículo endoplasmático onde terminam sua síntese. As proteínas são asestruturas, sob o foco da química, de maior complexidade e mais sofisticadas funcionalmente que se conhece.[3] O corpo humano produz cerca de 100.000 proteínas, com cada proteína tendo algumas centenas de aminoácidos de comprimento.
Em que diferem as proteinas?
- Pela quantidade de aminoácidos da cadeia polipeptídica.
- Pelos tipos de aminoácidos presentes na cadeia
- Pela sequência em queos aminácidos estão unidos na cadeia.

Aminoácidos essenciais

Os aminoácidos que um organismo não consegue produzir são chamados aminoácidos essenciais; os que podem ser produzidos a partir de outras substâncias celulares são chamados aminoácidos não-essenciais ou naturais. Nossas principais fontes alimentares de aminoácidos essenciais são carne, leite, queijos e outros alimentos de origemanimal. Os diferentes alimentos de origem vegetal geralmente são deficientes em um ou em alguns aminoácidos essenciais. Pessoas vegetarianas, entretanto, podem obter todos os aminoácidos essenciais se fizerem a combinação correta dos vegetais utilizados na alimentação.
ARQUITETURA DAS PROTEÍNAS

- Estrutura primária - a sequência linear de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica é denominadaestrutura primária e tem fundamental importância para a função que a proteína irá desempenhar. A substituição de um único aminoácido em certas proteínas pode causar doenças sérias ou mesmo levar à morte precoce. A anemia falciforme, ou siclemia, uma forma hereditária de anemia humana grave, é causada pela substituição de um único aminoácido, ácido glutâmico por valina, na hemoglobina, a proteína de corvermelha presente nas células de nosso sangue.

- Estrutura espacial - as cadeias polipeptídicas têm formas espaciais bem definidas, resultantes do enrolamento e dobramento do filamento protéico sobre si mesmo. A maioria dos polipeptídos apresenta um primeiro nível de enrolamento helicoidal, comparável ao de um fio de telefone. Esse enrolamento, conhecido como estrutura secundária, é causadopela atração entre certos grupos de aminoácidos próximos. A cadeia polipeptídica helicoidal geralmente dobra-se sobre si mesma, formando a estrutura terciária. Essa dobras devem-se à atração entre diferentes partes da molécula e também à atração e à repulsão que os radicais dos aminoácidos exercem sobre as moléculas de água circundante. Muitas proteínas são constituídas por uma única cadeiapolipeptídica, como a molécula de albumina (proteína da clara do ovo). Outras, entretanto, são formadas por duas ou mais cadeias unidas, apresentando a estrutura quaternária. A hemoglobina do nosso sangue é composta por quatro cadeias polipeptídicas de dois tipos diferentes, ligadas a um grupamento químico que contém ferro.
- Proteínas globulares e fibrosas - Nas proteínas globulares, que são móveis e,...
tracking img