Literatura na africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A grande crise política gerada pela Revolução dos Cravos (1974) pôs fim à ditadura salazarista em Portugal era o que faltava para que a libertação das colônias portuguesas na África fosse consumada.Oratura e Literatura No ano de 1975 as colônias africanas alcançaram a independência política, onde o conceito literário foi criado por Antonio Candido. Nesses países havia e há uma rica tradiçãoliterária oral que era composta de poemas, lendas, narrativas, provérbios e músicas. Na literatura desses países à uma contraposição entre oratura (literatura oral) e literatura (escrita) equivalia àoposição as tradições africanas e aos modelos literários europeus, no entanto como ocorreu no Brasil com os escritores românticos em relação as tradições culturais indígenas coube as primeiras geraçõesde escritores africanos superar essa oposição e buscar a construção de uma literatura nacional, extrair da tradição oral o material necessário para criar/recriar a literatura escrita.
Literatura eJornalismo No século XIX ambos estiveram juntos, sendo que o jornalismo era usado como meio de sobrevivência dos escritores e a imprensa era usada para difundir as obras literárias.
A formação dasliteraturas africanas e a identidade nacional Foi iniciada nas lutas contra o colonialismo português. O Modernismo brasileiro exerceu influência nos escritores africanos de língua portuguesa na busca deuma língua própria de libertação política e renovação estética.
Literatura em Angola Sua literatura era uma forma de resistência política e cultural à opressão em que viviam.
No Brasil surgem obrascomo Jorge amado na qual o negro é muitas vezes o protagonista, teve grande impacto imaginário de escritores Angolanos.Na Década de 1940 e 1950 a literatura angolana viveu um momento produtivo. Em 1948Antonio Jacinto, Viriato da Cruz e Agostinho Neto lançaram o movimento Vamos Descobrir Angola, onde discutiam a questão da identidade nacional e valorizavam a redescoberta do país.Em angola...
tracking img