Literatura contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Literatura Contemporânea

Fatos Históricos

- 1964- 1984: Período da ditadura militar
-1985- 1990: Governo de José Sarney
- 1992- 1995: Governo de Itamar Franco
- 2000- 2010: Governo de LuisInácio Lula da Silva

Principais características da Literatura Contemporânea:

- Grande influencia da cultura de massa.
- Insistência na representação ficcional da violência.
- Dependência daprodução cultural ao mercado.

Poesia. 1956- 1968

Onde começa uma reflexão mais crítica sobre a realidade e a busca de novas formas de expressão. Mantêm nomes consagrados na literatura como:[pic] João Cabral

[pic] Mário Quintana


[pic] Carlos Drummond

Produções Contemporâneas:

-Concretismo: Acreditava que a estrutura do verso tradicional já estava ultrapassada, propôs uma novainterpretação poética e voltou se para os aspectos materiais, que é o aspecto gráfico da palavra, os poetas estavam preocupados em ocupar o espaço em branco nas folhas, a palavra é vista como umobjeto. Os poetas retomavam procedimentos que remontavam as vanguardas do inicio do século, tais como cubismo e futurismo.

- Poesia Práxis Surgiu de um desentendimento dos poetas que faziam parte doconcretismo,esses poetas acreditavam que a palavra tinha mais força, que era um organismo vivo e deveria ser trabalhada de outra maneira.O autor práxis não escrevia sobre temas, ele partia de áreas,procurando conhecer todos os significados e contradições possíveis. O principal correspondente dessa corrente foi:

[pic] Mário Chamie

- Poesia Social: Voltou se para as questões sociais, estava maispreocupada com os aspectos políticos, econômicos e sociais. Usavam em seus textos ironia e paródia, humor e fragmentação da realidade.

- Poesia Marginal: Recebe esse nome porque os autores que nãoeram conhecidos não tinha seus textos publicados nas grandes editoras, eles mesmo produziam seus textos e divulgavam. A poesia foi levada as ruas, universidades e praças, eram pendurados em varais...
tracking img