ListaExercicios2

2871 palavras 12 páginas
Universidade Federal de Minas Gerais – Pampulha
Ciências da Computação

Lista de Exercícios 2

Trabalho apresentado à disciplina
Sistemas Operacionais

Leonel Fonseca Ivo – 2007041418

Junho/2009

Respostas dos Exercícios
1. Explique a diferença entre fragmentação interna e externa.
A fragmentação interna é a existência de memória não utilizada no interior de uma área de tamanho fixo (um bloco de memória, no caso). É a diferença entre a quantidade de memória alocada para o processo e a quantidade que foi requisitada. Isso ocorre no caso em que a alocação em memória é feita em unidades de blocos de tamanho fixo. Nesse caso, quando um processo requisita uma quantidade de memória não múltipla do tamanho de um bloco, o último bloco cedido a tal processo não terá sua área toda utilizada (a fragmentação interna está nos bytes inutilizados desse bloco).
Fragmentação externa existe quando o espaço total na memória é suficiente para atender uma requisição, mas não é contíguo. O espaço livre está fragmentado em um grande número de buracos pequenos, o que ocorre à medida que processos vão sendo carregados e removidos da memória. Nesse caso, não aloca-se blocos de tamanho fixo na memória, mas sim blocos do tamanho requisitado pelo processo. O problema desse tipo de fragmentação é que pode-se desperdiçar quantidades muito grandes de espaço em memória, que poderiam estar sendo utilizados para armazenar mais processos. Uma solução para isso é usar algoritmos de compactação dos processos em memória (isto é, mover todos eles de forma que ocupem um espaço contíguo de memória), mas isso pode ser bastante custoso.
2. Dadas cinco partições de memória de 100 KB, 500 KB, 200 KB, 300 KB e 600 KB
(na ordem), como cada um dos algoritmos de First-fit, Best-fit, Worst-fit incluiria processos de 212 KB, 417 KB, 112 KB e 426 KB (na ordem)? Que algoritmo faz o uso mais eficiente de memória?



First-fit. Aloca a primeira área contígua de memória que é grande o suficiente para conter a

Relacionados