Lista3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletrônica e Tratamento de Sinais – Lista 3 – Amplificadores Operacionais Prof.: Vinicius R. Martins

1) Projete um circuito somador inversor, cuja saída V0 seja dada por:

V0 = −(V1 + 5 ⋅ V2 )Escolha valores de R1, R2 e Rf, de modo que para uma tensão máxima de saída de +10V, a corrente através do resistor de realimentação (Rf) não exceda 1mA. 2) Utilizando dois amplificadores operacionaispodemos montar um amplificador em ponte, como mostrado na figura abaixo. Enquanto A1 é conectado na configuração não-inversora, A2 é conectado na configuração inversora, e a carga RL está conectadaentre os terminais de saída dos dois amp ops.Considere R1 = R3 = 10 k , R2 = 5 k , R4 = 15 k e RL = 8 . A fonte de alimentação usada nos amp ops é ±18 V, e o sinal de entrada vi é uma senóide de 20 Vde pico a pico. Calcule o ganho de tensão do circuito. Desenhe as formas de onda da tensão de saída do amp op A1 (v01), do amp op A2 (v02) e da tensão na carga v0. Qual a corrente de pico na carga (acorrente máxima)? Considerando a tensão de alimentação dos amp ops e a tensão de saída fornecida à carga, qual a funcionalidade deste circuito?

3) Considere um amp op com níveis de saturação em±12V. Ele é utilizado como comparador (sem realimentação) com o terminal inversor alimentado em +3V e o sinal de entrada (Vi) é conectado ao terminal não-inversor. Faça um gráfico de Vo x Vi. 4) O amp opdo circuito bi-estável abaixo tem tensão de saturação de saída (valores de +L e -L) de ±13 V. Projete um circuito para obter valores de entrada necessários para comutação de estado (VTL e VTH)limitados em ±5 V. Para R1 = 10 k , encontre o valor requerido para R2. Obs.: para esta configuração, temos que:

VTH = β ⋅ L+ VTL = β ⋅ L− R1 R1 + R2

β≡

5) Projete um amplificador não-inversor (oumultiplicador não-inversor) com um ganho de 2 (ou seja, V0/Vi = 2). Com uma tensão máxima de saída de 10V (V0=10), a corrente no divisor de tensão deve ser de 10 µA. Mostre o circuito. 6) Utilizando...
tracking img