Lista de exercícios_Processos petroquímicos

9860 palavras 40 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Química
Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos
Mestrado Profissional em Engenharia de Biocombustíveis e Petroquímica

4ª Lista de exercícios

Disciplina: Processos Petroquímicos I – EQO712
Professora: Maria Letícia e Luiz Fernando Leite
Aluno: Alexandre Teixeira Barbosa – DRE 112168899

TEMA 1: A importância do propeno como matéria prima petroquímica tem crescido nos últimos tempos. Analise as fontes (processos) a partir dos quais ele é obtido avaliando os pontos fortes e fracos de cada uma delas. Seria possível a obtenção de um bio-propeno?
Sugestão:
1- Descrever os processos fazendo interpretações e comparações, analisando prós e contras.
2- Como saber se existe bio-propeno? Ver se existem patentes
Resposta:
Propeno registrado pela IUPAC é um gás incolor, inflamável e mais pesado que o ar, seus pontos de fusão e ebulição são, respectivamente, -185,26ºC e -47,7 ºC. Sua solubilidade em água é de 384 mg/L a uma temperatura de 20 ºC, é dividido em três graduações de acordo com o seu grau de pureza, onde o Propeno Polímero possui 99,1–99,5%, o Propeno Químico possui 92,0–96,0% e o grau de refinaria possui 50–70%, calculados pelo grau de impureza do produto e para cada especificação, ele é utilizado para diferentes produtos; seu número ONU é “UM 1077”, classe de risco 2.1 e número de risco 23 – Gás Inflamável. A massa específica a 21ºC e 1 ATM é 1,762 kg/m3 e a pressão de vapor a 21ºC é 915,69 kPa, motivo pelo qual deve ser armazenado em esfera ou vaso pressurizado e de preferência resfriado. É composto por 3 átomos de carbono e 6 de hidrogênio e, sua fórmula química é C3H6. É conhecido também por propileno, seu nome comercial.
É uma das matérias-primas mais utilizadas da indústria petroquímica. Produzido por várias rotas conforme diagrama de blocos abaixo (figura 1) e comercialmente mais utilizado via craqueamento do petróleo e

Relacionados