lista de exercicio microeonomia

1126 palavras 5 páginas
3ª. LISTA DE EXERCICIO – MICROECONOMIA II - 2012

1. Utilize a seguinte matriz de pagamentos para um jogo único de movimentos simultâneos para responder as seguintes perguntas.

a) Qual é a estratégia ótima do jogador 1? Por que?
A estratégia ótima para um jogador é aquela que maximiza o seu payoff esperado, portanto o jogador 1 escolheria o vetor A,F (28;12) onde maximizaria seus lucros.
b) Calcule o pagamento que recebe o jogador 1 no equilíbrio

Jogador 2

Jogador 1

Estratégia
C
D
E
F

A
25; 15
4; 20
16; 14
28; 12

B
10; 10
5; 15
8; 6
18; 13

11. Diferencie um jogo cooperativo de um jogo não-cooperativo. Dê exemplo de cada um, exceto o dilema dos prisioneiros.
Em um jogo não-cooperativo, os participantes não negociam formalmente num esforço para coordenar suas ações. Eles sabem da existência do outro, mas agem independentemente. A principal diferença entre um jogo cooperativo e um jogo não-cooperativo é que um contrato vinculativo, isto é, um acordo entre as partes ao qual ambas as partes devem aderir, é possível no jogo cooperativo mas não no jogo não-cooperativo. Um exemplo de jogo cooperativo seria um acordo formal de cartel, como a OPEP, ou uma joint venture. Um exemplo de jogo não-cooperativo seria uma disputa na pesquisa e desenvolvimento de uma patente

2. O que é um equilíbrio de Nash? Por que estratégias que não constituem um equilíbrio de Nash não seria um resultado provável de um jogo?
Equilíbrio de Nash é um conjunto de estratégias ou ações no qual cada jogador faz o melhor que pode em função das ações do seu oponente. Porque essas estratégias são estáveis, mas, em muitos jogos, um ou mais jogadores não possuem uma estratégia dominante. Portanto é preciso um conceito mais geral de equilíbrio já que O equilíbrio de Nash tem ampla aplicação e é intuitivamente atraente.

3. O que é especial no dilema dos prisioneiros?
No dilema dos prisioneiros, o resultado ótimo é aquele no qual nenhum dos dois confesse, de tal

Relacionados