Lisguistica

351 palavras 2 páginas
RESENHA
Em janeiro do ano de 2009 a revista Nova Escola publica o texto; “Escrever de verdade”, de Thais Gurgel com colaboração de Tadeu Breda.
Com o proposito de fazer uma reflexão do ato de escrever na escola, faz a junção entre teoria e pratica. Em três subtítulos e seis folhas de desenvolvimento demonstra planos didáticos que já foram realizados e obtiveram sucesso. Por muito tempo as propostas de escrita escolar eram desvinculadas das praticas sociais, não havia reflexão sobre o ato de escrever, as produções dos estudantes eram somente para entregar ao professor. Esse método não conseguiu suprir todas as necessidades da pratica da escrita escolar e social, gerou na grande maioria escritores sem domínio da escrita.
Modernamente acredita-se que o estudante deve refletir sobre o ato de escrever, perguntas como, por que escrevo? Para quem e para que escrevo? Devem ser os eixos norteadores no momento em que se vai redigir um texto. O primordial de um texto é que se cumpra sua necessidade comunicativa, ler muito, conhecer os gêneros textuais e suas estruturas, refletir sobre a produção se pôr no lugar do leitor, revisar as produções, discutir com os colegas, ajudam a adquirir a competência de redigir um bom texto.
O professor deve orientar os alunos para que eles mesmos percebam erros gramaticais e ortográficos, procedimentos como revisão individual ou coletiva podem ser significativos, o estudante deve aprender a formular sua própria teoria e metodologia na hora de escrever.
Em toda a vida escolar nos deparamos com produções textuais e este texto apresenta de forma mais suave e significativa o ato de escrever, a escola tradicional formou escritores inseguros e superficiais, este texto vem para comprovar que na sociedade de hoje é extremamente importante dominar a pratica de escrever.
É evidente que para um infinito número de pessoas este texto seria revelador, mas de modo especial ele é muito útil a professores, seja ele ministrante de qualquer disciplina,

Relacionados

  • Livro
    689 palavras | 3 páginas
  • santa catarina
    343 palavras | 2 páginas
  • dale bum
    345 palavras | 2 páginas
  • Cronistas do descobrimento
    1465 palavras | 6 páginas