Lisguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA
Em janeiro do ano de 2009 a revista Nova Escola publica o texto; “Escrever de verdade”, de Thais Gurgel com colaboração de Tadeu Breda.
Com o proposito de fazer uma reflexão do ato deescrever na escola, faz a junção entre teoria e pratica. Em três subtítulos e seis folhas de desenvolvimento demonstra planos didáticos que já foram realizados e obtiveram sucesso. Por muito tempo aspropostas de escrita escolar eram desvinculadas das praticas sociais, não havia reflexão sobre o ato de escrever, as produções dos estudantes eram somente para entregar ao professor. Esse método nãoconseguiu suprir todas as necessidades da pratica da escrita escolar e social, gerou na grande maioria escritores sem domínio da escrita.
Modernamente acredita-se que o estudante deve refletir sobre o atode escrever, perguntas como, por que escrevo? Para quem e para que escrevo? Devem ser os eixos norteadores no momento em que se vai redigir um texto. O primordial de um texto é que se cumpra suanecessidade comunicativa, ler muito, conhecer os gêneros textuais e suas estruturas, refletir sobre a produção se pôr no lugar do leitor, revisar as produções, discutir com os colegas, ajudam a adquirir acompetência de redigir um bom texto.
O professor deve orientar os alunos para que eles mesmos percebam erros gramaticais e ortográficos, procedimentos como revisão individual ou coletiva podem sersignificativos, o estudante deve aprender a formular sua própria teoria e metodologia na hora de escrever.
Em toda a vida escolar nos deparamos com produções textuais e este texto apresenta de formamais suave e significativa o ato de escrever, a escola tradicional formou escritores inseguros e superficiais, este texto vem para comprovar que na sociedade de hoje é extremamente importante dominar apratica de escrever.
É evidente que para um infinito número de pessoas este texto seria revelador, mas de modo especial ele é muito útil a professores, seja ele ministrante de qualquer disciplina,...
tracking img