Lipidorgrama

483 palavras 2 páginas
1. Quais os testes sanguíneos que necessitam de jejum para uma análise adequada?
R: Glicose, teste de tolerância (Glicose, d-xilose, lactose, etc), perfil lipídico, ferro e capacidade de fixação do ferro, vitamina B12, folato, caroteno, insulina, peptídeo C e gastrina.

2. Cite três variáveis possíveis tanto do paciente, da amostra e do preparo da amostra:
R: Do paciente: Sexo, tabaco, estresse; Da amostra: Postura, jejum, hora da coleta; Do preparo da amostra: Centrifugação, evaporação, condições de transporte.

3. Por que a cafeína deve ser evitada no dia do exame?
R: Pois interfere no metabolismo dos lipídios, alterações na concentração de colesterol e triglicerídeos aumenta a liberação de catecolaminas e pode alterar os níveis de glicose basais e testes de tolerância.

4. Quais exames exigem uma dieta especial? Cite cinco:
R: Ácido oxálico em urina de 24 horas; Sangue oculto nas fezes; Teste de PAK; Dosagem de gordura fecal; Hidroxiprolina em urina de 24 horas.

5. Qual alteração pode ser percebida com o uso de tabaco?
R: Aumento da catecolaminas, glicose, cortisol, aldosterona e ácidos graxos livres. Alem das elevações da carboxiemoglobina, com desvio à esquerda da curva de dissociação do oxigênio, levando a uma subsequência compensatória com aumento de hematócitos.

6. Qual alteração pode-se notar em pacientes que fazem o uso de contraceptivos orais?
R: Elevação dos níveis séricos da globulina ligadora da tiroxina, aumentando consequentemente os hormônios T3 total e T4 total, ferro, triglicerídeos transaminase pirúvica, gama-glutamil-traspeptidase, e diminui níveis de albumina.

7. Na fase inicial de exercícios físicos, quais alterações podem ser encontradas?
R: Aumento da excreção de cortisol livre urinário e nas concentrações plasmáticas de aldosterona, hormônio de crescimento, prolactina e catecolaminas, diminuição do colesterol e triglicerídeos e aumento dos ácidos graxos.

8. O que acontece no metabolismo com o aprimoramento do

Relacionados