Lipideos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL
CAMPUS DE POMBAL

SEMINÁRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA

EQUIPE: ADRIELE RODRIGUES, BIANCA ARAUJO, JOÃO MARCOS FERREIRA.

POMBAL – PB
2013

EQUIPE: ADRIELE RODRIGUES, BIANCA ARAUJO, JOÃO MARCOS.

LIPÍDEOS
SEMINÁRIO DA DISPLINA QUÍMICA ORGÂNICA, DO CURSODE ENGENHARIA AMBIENTAL, TEM COMO TEMA LIPÍDEOS E OBJETIVO DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS: ADRYELLE RODRIGUES, BIANCA ANACLETO ARAUJO E JOÃO MARCOS FERREIRA.

POMBAL – PB
2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
3. CONCLUSÃO 15
4.REFERÊNCIAS 15
5. ANEXOS 16

1. INTRODUÇÃO
O conhecimento de algumas propriedades das gorduras é muito antigo. Talvez o caçador pré-histórico já tivesse notado que a gordura do animalabatido se inflamava e iluminava a madeira. Reserva energética importante, esse nutriente era carregado pelos viajantes nos longos percursos em que havia o risco de não encontrar alimento.
Não por acaso vegetais como o milho, a soja e a azeitona foram cultivados pelos homens: são grandes reservas de lipídios. A estrutura química dessas substâncias só foi descrita em 1880 pelo químico francês EugèneChevreul. Os lipídios - fosfolipídios, esfingolipídios e colesterol. Os lipídios têm papel fundamental em nossa alimentação servindo como material de construção de membranas celulares, aquecimento do nosso corpo e também como reserva de energia. O colesterol, tido como vilão das artérias é um ingrediente básico da mielina, que envolve os neurônios. Vale lembrar que, se um deles for destruído, nãoserá reposto. Daí o valor do lipídio na nossa alimentação. Ele entra também com metade da composição do sistema nervoso desidratado.
Pertencem ao grupo dos lipídeos substâncias que em geral, são solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água, usualmente conhecidos como óleos ou gorduras. Os óleos e as gorduras podem ser encontrados em células de origem animal, vegetal ou microbianas. Adiferença entre os termos óleos e gorduras está na sua forma física, as gorduras costumam se apresentar na forma sólida e os óleos na forma liquida a temperatura ambiente. A maior fonte de óleos vegetais, e consumidos em maior quantidade, são os de sementes de soja, milho e também algodão e girassol.
Na verdade, toda a relevância do metabolismo lipídico advém desta característica hidrófoba dasmoléculas, que não é uma desvantagem biológica (mesmo o corpo possuindo cerca de 60% de água). Justamente por serem insolúveis, os lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos. 
Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipídios, existindo, entretanto, alguns lipídios que são sintetizados unicamentepelos vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 DEFINIÇÃO
Os lipídeos são um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Essacaracterística é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular. Fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Ao contrário das...
tracking img