Linw

1958 palavras 8 páginas
Meio Ambiente

Meio ambiente é "aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas." É o "entorno" que cerca o homem, que é o mesmo que ambiente e o mesmo que meio. A expressão é pleonástica.

Segundo a Lei nº 6.938/81, meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (art. 3º, inciso I).

Leonardo BOFF, lembra que, com o avanço da física quântica, da teoria da relatividade, da nova biologia, da ecologia e da filosofia crítica, surge um paradigma "holístico, sistêmico, inclusivo, panrelacional e espiritual":

Entende o universo não como uma coisa ou justaposição de coisas e objetos. Mas como um sujeito no qual tudo tem a ver com tudo, em todos os pontos, em todas as circunstâncias e em todas as direções, gerando uma imensa solidariedade cósmica. Cada ser depende do outro, sustenta o outro, participa do desenvolvimento do outro, comungando de uma mesma origem, de uma mesma aventura e de um mesmo destino comum.

A superfície da Terra está em constante processo de transformação. Ao longo dos seus 4,5 bilhões de anos, o planeta registra drásticas alterações ambientais. O surgimento do homem provoca aceleração no ritmo de mudança. São agentes do desequilíbrio:

a) crescimento populacional:

- exigindo áreas cada vez maiores para produção de alimentos e utilização de produtos químicos não-biodegradáveis, a fim de aumentar a produtividade e evitar predadores nas lavouras, causando a morte de microorganismos decompositores, insetos e aves, reduzindo a fertilidade da terra, poluindo os rios e águas subterrâneas e contaminando alimentos;

b) economia do desperdício:

- estimulada pelo atual estilo de desenvolvimento econômico: automóveis , eletrodomésticos, roupas e demais utilidades são planejados para durar pouco; o apelo ao consumo multiplica a extração de recursos naturais; embalagens sofisticadas e produtos descartáveis

Relacionados

  • Tcc completo plc matheus brandalise
    5858 palavras | 24 páginas