Linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GNU/Linux
GNU é um sistema operacional tipo Unix em desenvolvimento pelo Projeto GNU. Linux é o núcleo desse sistema. É desenvolvido por uma ativa comunidade de programadores em todo o mundo, que colaboram através da Internet com o projeto. Integra o Free Software Movement (Movimento pelo Software Livre). É grátis e seu código é aberto, ou seja, qualquer pessoa pode modificá-lo e distribuí-loà vontade.
Histórico
GNU foi idealizado por Richard Stallman e era o foco original da Free Software Foundation. O desenvolvimento do GNU começou com Richard Stallman em 1984 com o objetivo de criar um sistema de software completamente compatível com o Unix. Stallman e vários outros programadores criaram o sistema operacional baseando-se na linguagem C. Em 1991 o sistema operacional já estavaquase pronto, mas restava o núcleo do sistema operacional. O grupo liderado por Stallman estava desenvolvendo um núcleo chamado Hurd. Porém, em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds havia criado um núcleo que poderia usar todas as peças do sistema operacional GNU. Stallman escolheu o nome GNU porque, além do significado original do mamífero Gnu, é um acrônimo (sigla) de:  GNU is Not Unix(em português: GNU Não é Unix). Atualmente, o sistema operacional GNU com o núcleo Linux é conhecido como GNU/Linux, que é como o projeto GNU solicita aos utilizadores que se refiram ao sistema completo, embora a maioria das pessoas se refiram ao sistema apenas como Linux por uma questão de comodidade.
A origem do Linux é bastante modesta. Ele foi desenvolvido pela iniciativa de um estudantefinlandês chamado Linus Torvalds. A principal motivação de Linus foi a sua decepção pessoal com o sistema minix. O minix é um sistema simples, baseado em Unix, desenvolvido por Andrew Tanenbaum e sua equipe para fins didáticos e amplamente difundido no meio acadêmico no inicio dos anos 90. Linus teve então a ideia de escrever, a partir do zero, um novo núcleo de sistema operacional, também baseadoem Unix, para suprir os problemas que ele via no minix.
Após a conclusão de uma versão inicial de seu novo sistema operacional, Linus divulgou-o na lista de discussão do próprio minix, disponibilizando-o para que outros estudantes utilizassem-no como fonte de estudo. Rapidamente, outras pessoas aderiram a esse projeto, oferecendo sua contribuição pessoal para o desenvolvimento de novasfuncionalidades, depuração, etc. Essa iniciativa tornou-se o fenômeno Linux que todos conhecemos atualmente. Hoje em dia, milhares de programadores auxiliam a desenvolver não somente o núcleo do Linux, mas também ferramentas que facilitam sua utilização e divulgação, assim como os mais variados programas de sistemas. Linus Torvald ainda participa da evolução do Linux como uma espécie de gerente geral deprojetos da parte relacionada ao núcleo. Assim surgiu o Linux(Linus’UNIX).
Software Livre/Código Aberto
Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por umalicença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.
Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todosos direitos associados) e este se torna bem comum. Software Livre se refere à existência simultânea de quatro tipos de “liberdade” para os usuários do software, definidas pela Free Software Foundation. Elas são:
* A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
* A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
* A liberdade de...
tracking img