Linux Educacional1

1190 palavras 5 páginas
Linux Educacional
O Linux Educacional é um software livre, uma distribuição Linux desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC).
Um dos principais recursos disponíveis no Linux Educacional é a Edubar1 . A Edubar é uma barra que apresenta acesso rápido aos portais educacionais e atalhos para os portais do MEC. Sendo eles:
Portal do Professor: espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio, além um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. Neste portal encontram-se diversos planos de aula que podem ser acessados pelos professores.
Domínio Público: o "Portal Domínio Público", foi lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras),e propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores. Permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas
TV Escola - é um canal do MEC que veicula conteúdos educacionais desde o ano de 1996. Em sua grade de programação estão: vídeos, séries de TV, documentários nacionais e estrangeiros.
Banco Internacional de Objetos Educacionais - é um repositório de objetos de aprendizagem que serve de consulta e de fonte aos professores2 .
Características
A versão mais atual do Linux Educacional é a 5.0, que foi desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) daUniversidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio de técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional3 . Possui novos aplicativos e novos recursos de interface e de interação totalmente desenvolvidos com base na experiência dos usuários.
Visualmente o LE 5.0 segue a tendência das interfaces de dispositivos móveis e dos sistemas operacionais mais novos: *contém menos apelos visuais

Relacionados

  • software
    4177 palavras | 17 páginas