Linha.staff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




FRANK VAN RIKARD SANTOS DA SILVA






ESTRUTURA LINHA-STAFF














Belém (PA)
2008
FRANK VAN RIKARD SANTOS DA SILVA











ESTRUTURA LINHA-STAFF







Trabalho apresentado à disciplina Organizações & Métodos como pré-requisito de avaliação orientado pelo professor doutor Antônio MariaFidalgo Neto.








Belém (PA)
2008













Avaliado por:




________________________________________
Prof. Dr. Antônio Maria Fidalgo Neto






Data: _____/_____/_______









Belém (PA)
2008
SUMÁRIOIntrodução 5
1. Conceito 8
1.1. Diferenças entre Linha & Staff 8
1.2. Aspectos conflitantes entre Linha e Staff 8
1.3. Aspectos peculiares entre Linha e Staff 9
2. Características 10
2.1. Atuação da assessoria 10
2.2. Tipos de assessoria 10
3. Vantagens 11
4. Desvantagens 11
5. Exemplo 11
Considerações Finais 13
Referências 16INTRODUÇÃO


O surgimento das estruturas organizacionais é evidenciado na Abordagem Neoclássica da Administração, devido a duas características principais: a centralização (estrutura linear) e a descentralização (estrutura funcional e estrutura linha-staff). A partir dessa abordagem, surgem as necessidades de centralizar ou descentralizar e essa decisão depende de alguns fatores, tais como: 1)objetivos da organização; 2) porte; 3) nível de competência do pessoal; 4) conjuntura sócio-econômica; 5) facilidade de comunicação.
A organização neoclássica detinha as seguintes características:
- Divisão do trabalho (a decomposição de um processo em uma séria de pequenas tarefas);
- Especialização (decorrente da divisão do trabalho, gerando maior eficiência e eficácia);
-Hierarquia (como resultado final da divisão do trabalho, o qual gera na organização formal a função de comando para dirigir as atividades, ocorrendo uma estrutura hierarquizada);
- Distribuição de autoridade e responsabilidade (a autoridade é concebida como o poder de comando e é o fundamento da responsabilidade. A essência da responsabilidade é a obrigação de utilizar a autoridade para exigirque as tarefas sejam executadas); e
- Racionalismo da organização formal (a estrutura da organização formal é concebida por critérios e regida por normas racionais que devem levar a satisfação dos seus objetivos).
Como se pôde observar, todas as características que compunham essa abordagem das teorias administrativas convergiam para as estruturas organizacionais que surgiram nessa época eque até hoje vigoram nitidamente em diversos tipos de organizações.
Antes de identificarmos o que são as estruturas organizacionais é importante sabermos o que são estruturas. As estruturas compreendem a disposição das diversas unidades que compõem a empresa – departamentos, divisões, seções, etc. – e as relações entre superiores e subordinados. Essa estrutura deve ser delineada, considerandoas funções de administração como um instrumento para facilitar o alcance dos objetivos estabelecidos. Mas afinal, o que são estruturas organizacionais? As estruturas organizacionais são um conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais (departamentos) de uma empresa.
O componente principal de uma estrutura organizacional é oOrganograma, o qual é conceituado como a representação gráfica e abreviada da estrutura da organização. Existem vários tipos de organogramas, alguns simples, outros sofisticados e até complexos. É importante frisar que o Organograma é um componente de cada estrutura organizacional: linear, linha-staff e funcional. No entanto, em organizações orgânicas, ou seja, com estruturas flexíveis à tomada de...
tracking img