Linha do tempo da embalagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As primeiras "embalagens" surgiram há mais de 10.000 anos e serviam como simples recipientes para beber ou estocar. Esses primeiros recipientes, como cascas de coco ou conchas do mar, usados emestado natural, sem qualquer beneficiamento, passaram com o tempo a ser obtidos a partir da habilidade manual do homem. Tigelas de madeira, cestas de fibras naturais, bolsas de peles de animais e potes debarro, entre outros ancestrais dos modernos invólucros e vasilhames, fizeram parte de uma segunda geração de formas e técnicas de embalagem.
A primeira matéria-prima usada para a produção deembalagens foi o vidro. Na Época Moderna o material usado para o processamento de embalagens foi o metal (cobre, ferro e estanho) e a cerâmica de barro.
Durante a Segunda Guerra Mundial as embalagensespecialmente as embalagens alimentares eram de estanho e aço.
Após a Segunda Guerra Mundial há um grande investimento no nível de embalagens, caracterizada por inovação permanente e por utilização dosmais diversos materiais para a sua produção associada a uma preocupação com a qualidade dos produtos, que se reflete e provocou o desenvolvimento de uma tecnologia inerente à indústria de produção deembalagens.
No início do Século XIX, a Marinha Inglesa utilizava as latas de estanho, e os enlatados de alimentos começaram a aparecer nas lojas inglesas por volta de 1830.
Em 1959, a Adolph CoorsCompany começou a vender cerveja em latas de alumínio. E a vida urbana conheceu novos elementos. Um deles foi o supermercado.
Surgiram também inúmeras inovações na produção de embalagens. As novasembalagens deveriam permitir que os produtos alimentares fossem transportados dos locais de produção para os centros consumidores, mantendo-se estáveis por longos períodos de estocagem. As embalagensde papel e papelão atenderam a esses requisitos. Elas podiam conter quantidades previamente pesadas de vários tipos de produtos, eram fáceis de estocar, transportar e empilhar, além de higiênicas....
tracking img