Linha de tendencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Adicionar, alterar ou remover uma linha de tendência num gráfico
Aplica-se a: Microsoft Excel 2010, Outlook 2010, PowerPoint 2010, Word 2010
Imprimir

Pode adicionar uma linha de tendência ou uma média móvel a qualquer série de dados num gráfico não empilhado, 2-D, de área, de barras, de colunas, de linhas, de cotações, de dispersão (XY) ou de bolhas. Uma linha de tendência está sempreassociada a uma série de dados, mas não representa os dados dessa série de dados. Em vez disso, uma linha de tendência é utilizada para descrever tendências nos dados existentes ou predições de dados futuros.
 NOTA   Não é possível adicionar uma linha de tendência a séries de dados em gráficos empilhados, 3-D, de radar, circulares, de superfície ou em anel.
O que pretende fazer?
* Obterinformações sobre como prever e mostrar tendências em gráficos
* Adicionar uma linha de tendência
* Alterar o formato de uma linha de tendência
* Especificar o número de períodos a incluir numa previsão
* Especificar o ponto em que a linha de tendência se cruza com o eixo (de valores) vertical
* Apresentar a equação da linha de tendência no gráfico
* Apresentar o valor de R aoquadrado para uma linha de tendência
* Remover uma linha de tendência
-------------------------------------------------
Obter informações sobre como prever e mostrar tendências em gráficos
As linhas de tendência são utilizadas para mostrar graficamente tendências em dados e para ajudar a analisar problemas relacionados com predições. A este tipo de análise também se dá o nome de análise deregressão. Utilizando a análise de regressão, pode projectar uma linha de tendência num gráfico para além dos dados reais, de modo a prever dados futuros. Por exemplo, o gráfico seguinte utiliza uma linha de tendência linear simples que representa uma predição para dois trimestres, de modo a mostrar claramente uma tendência para um rendimento crescente.

SUGESTÕES
* Pode também criar uma médiamóvel, que aperfeiçoa as flutuações dos dados e mostra mais claramente o padrão ou a tendência.
* Se alterar um gráfico ou uma série de dados para deixar de suportar a linha de tendência associada - por exemplo, alterando o tipo de gráfico para um gráfico 3-D ou alterando a vista de um Relatório de gráfico dinâmico ou Relatório de tabela dinâmica associado - a linha de tendência deixa de serapresentada no gráfico.
* Para obter dados de linha sem um gráfico, pode utilizar o Preenchimento Automático ou uma das funções estatísticas, tais como CRESCIMENTO() ou TENDÊNCIA(), para criar dados que se ajustem melhor a linhas lineares ou exponenciais.
ESCOLHER O TIPO DE LINHA DE TENDÊNCIA CERTO PARA OS DADOS
Quando pretende adicionar uma linha de tendência a um gráfico no MicrosoftOffice Excel, pode escolher qualquer um destes seis tipos diferentes de tendência ou regressão: linhas de tendência lineares, linhas de tendência logarítmicas, linhas de tendência polinomial, linhas de tendência de potência, linhas de tendência exponencial ou linhas de tendência de média móvel. O tipo de dados utilizado pelo utilizador determina o tipo de linha de tendência que deve utilizar.
Umalinha de tendência é mais precisa quando o seu valor de R ao quadrado se encontra perto de 1. Quando atribui uma linha de tendência aos dados, o Excel calcula automaticamente o seu valor de R ao quadrado. Se pretender, pode apresentar este valor no gráfico.
LINHAS DE TENDÊNCIA LINEARES
Uma linha de tendência linear é a linha recta que melhor se adapta e é utilizada com conjuntos de dados linearessimples. Os dados são lineares se o padrão nos seus pontos de dados parecer uma linha. Uma linha de tendência, normalmente, mostra que algo está a aumentar ou a diminuir num ritmo estável.
No exemplo seguinte, uma linha de tendência linear mostra que as vendas de frigoríficos aumentaram de forma consistente ao longo de um período de 13 meses. Note que o valor de R ao quadrado é 0,979, o que...
tracking img