Linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A substância oral & a substância escrita na manifestação textual

“A escrita não acrescenta massa cinzenta ao indivíduo que a domina bem como o não-domínio da escrita não é evidência de menor competência cognitiva.”
“Quem domina a escrita pode, eventualmente, ter acesso a um maior número de conhecimentos. ”
As conecções entre a fala e a escrita podem ser mais bem entendidas quando observadasno constante dos gêneros textuais. Ideologicamente, a escrita é medido como apropriada para estabelecer, sustentar e reproduzir relações de poder e a fala como “libertária”.

Vamos comparar então a Fala e escrita :

A escrita é vista como estrutura complexa, formal, sempre foi considerada a verdadeira forma de linguagem .
A fala uma estrutura simples, informal e instável. Mas a ciêncialinguística vem dando atenção ao estudo da fala, segundo Bechara (1985), não trata se trata de ensinar a fala nas instituições educacionais, mas sim a sua variedade de uso.
Na fala (conversação) é possível detectar – se um caráter interativo em toda a atividade conversacional;
Ventola (1979) então propõe um modelo de organização conversacional a partir de conversações espontâneas, valorizando asseguintes variáveis:
O assunto é um meio de estabelecimento e manutenção dos relacionamentos sociais, abre e mantém o canal de comunicação.
A situação em que se fala pode afetar a conversação; o papel social de cada um determina que tipo de fala devemos usar em uma situação social particular; compete a um grau maior ou menor de formalidade; corresponde ao canal de comunicação pelo qual amensagem é transmitida oralmente ( face a face, via telefone, Internet, etc.)
Já o texto conversacional é criação coletiva e se produz não só internacionalmente , mas também de forma organizada. O texto falado deixa entrever plenamente seu processo de organização, tornando-se possível perceber sua estrutura, bem como suas estratégias organizacionais.
A escrita não representa a fala e a mesma não é olugar do pensamento concreto. Já escrita não é o lugar do pensamento abstrato.
A fala e a escrita : são alternativas de atualização da língua nas atividades sócio-interativas diárias.
São semelhantes, são diferentes, mas as diferenças são graduais e contínuas, são multissistêmicas, podem ser relacionadas e comparadas e são normatizadas em todas as suas formas de manifestação textual.
Apassagem da fala para a escrita é a passagem de uma ordem para outra ordem. Antes da atividade de transformação textual, ocorre a compreensão.
A compreensão é uma atividade cognitiva necessária para a transformação de um texto em outro tipo de texto.
Alguns exemplos são :
• o(a) secretário(a) que anota informações orais e redige uma carta.
• uma pessoa contando à outra o que acabou de ler nojornal.
• o aluno que anota a exposição do professor.


Os tipos de textos

Ao decorrer das nossas aulas de linguística III, observamos que existem vários tipos de texto de nos deparamos no dia a dia e na verdade nem sempre percebemos .
Todos os dias nos deparamos com cartazes, panfletos, painéis dentre outras formas de textos que existentes... E em casa não é diferente, assistimos atelejornais ou compramos jornal em uma banca, conversamos com amigos via internet, consultamos o manual de instruções quando adquirimos um novo produto ou até mesmo na bula de um remédio!
Mas o mais importante de tudo é sabermos que não importa qual seja o tipo de texto, todos eles possuem uma finalidade ( um objetivo).

Vejamos alguns exemplos:

• O e-mail é uma fonte de contato que estabelecemoscom familiares e amigos;
( Porém já possui uma linguagem reduzida pois temos a oportunidade de conversar com várias pessoas ao mesmo tempo)

• O jornal serve para nos informar sobre os acontecimentos ligados a sociedade;
(uma reportagem é geralmente feita por uma linguagem clara, tentando fazer com que o leitor entenda perfeitamente o que se trata)

• O manual de instrução nos orienta sobre...
tracking img