Linguistica comparativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A linguistica comparativa teve seu inicio no século 19 com a hipótese de genética ou genealógica.Na hipótese genética, são evocadas as questões referentes à natureza e pontuadas as relações entre aslínguas.As línguas são classificadas em famílias.A teoria dos primeiros gramáticos comparativos era que, no decorrer do tempo, as línguas passavam por progressos ou retrocessos através de mecanismosde mudança.
O primeiro a apontar as afinidades formais entre o grego, o latim, o persa e o sânscrito. Foi William Jones (linguista ingles) num discurso que ele deu perante a sociedade asiatica emcalcuta em 1786,ele sabia que existia uma relação entre essas linguas mas em seu discurso ele apenas se limitou a descrição dessa relação, sem sistema comparativo que explicasse as similaridades oudiferenças entre as línguas abordadas.

O interesse pela origem das línguas foi despertado pela influência sobre os filólogos que o comparativismo exerceu sobre a anatomia, a biologia e a paleontologia.Une-se a este fato o conhecimento, cada vez mais amplo, de semelhanças entre as línguas, evidência de algum parentesco lingüístico que ainda não tinha sido explorado substancialmente.
3-Wilhelm vonHumboldt estabeleceu critérios estruturais para as mesmas e definiu regras de aglutinação e substituição.Humboldt ainda afirma, nesta obra, ser a estrutura das línguas consiste num reflexo do Volksgeist(espírito do povo). Ao mesmo tempo, esta manifestação coletiva, que é a língua, reflete a individualidade do espírito humano, que impõe sobre o mundo a sua ação.
Franz Bopp-em 1816-destaca elementosmorfológicos: trata da importância das inflexões na conjugação dos verbos, comparando este fenômeno lingüístico em várias línguas distintas.
2-August Von Schleicher-de 1861-1862, ele elaborou emseus estudos no indo-europeu a “teoria da árvore genealógica” (Stammbautheorie): há uma língua antepassada, cuja mudança gerou diversas ramificações. O resultado de sua pesquisa foi a definição de dois...
tracking img