Linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos pré- Saussurianos
Resumo linguística

1. Considerações preliminares
Segundo Carlos Alberto Faraco os manuais de história da linguística costumam apresentar Ferdinand de Saussure(1857-1913) como pai da linguística moderna, entendendo por linguística os estudos de estrutura (sendo igual pra todos) havendo um confrontamento de ideias num determinado momento no qual a linguísticahistórica foi deixada de lado no século XX.
É importante lembrar que o real impacto do Curso, publicado a pós a morte de Saussure por três de seus alunos em 1916 e que somente doze anos depois começoua aparecer a partir do Primeiro Congresso Internacional de Linguística.
Só aos poucos a nova geração de sincronistas foi ganhando espaço na área dos estudos linguísticos no século XIX.
Saussurerealizou grande corte nos estudos linguísticos, fez uma teoria e a delimitou dividindo linguística sincrônica de diacrônica. E a partir disso não houve mais razões para não construir uma ciênciaindependente, separando perspectiva história e não histórica.
Seu ovo de Colombo foi não só mostrar que a língua poderia ser tratada exclusivamente como uma forma (livre de suas substancias), pelo jogosistêmico de relações de oposição, funcionando este jogo de maneira que nada interessa numa tal perspectiva sistêmica salvo o puramente imanente.
Faraco diz que Saussure deu continuidade ao modo defazer linguística, não a fez sozinho mas sim a partir de algo que já existia não foi uma ruptura.
Ele cita o A.Schleicher (1821-1867) que concebia a língua como um organismo vivo onde a língua viveindependentemente das pessoas que as falam. Saussure elabora a ideia de que a língua é um sistema de signos independente.
Uma vez que a linguística comparativa e histórica foi o que desenvolveu um métodode manipulação de dados linguísticos segundo Franz Bopp citado pelo autor “As línguas de que se trata esta obra são estudadas por si mesmas, como objeto e não como meio de conhecimento.” Por tanto...
tracking img