Linguagens de programacao conceitor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Faça um resumo sobre os conceitos de linguagem de programação, assim como sua estrutura, os conceitos de sintaxe e semântica, tipos de dados, expressões e atribuições.
Conceitos de linguagem de programação
Primeiramente, temos que entender o “porquê” de estudar os conceitos de Linguagens de programação. Podemos destacar: escolha mais consciente da linguagem adequada para cada caso, aumenta acapacidade de expressar ideias, auxilia na aprendizagem de novas linguagens e no entendimento da implementação, usar a linguagem de forma inteligente, melhoria na capacidade de projetar novas linguagens, avanço global da computação.
Critério de avaliação da linguagem:
* Legibilidade – é a facilidade de um programa ser lido e entendido;
* Simplicidade – menor quantidade de componentesbásicos torna mais fácil aprender a linguagem;
* Ortogonalidade – um conjunto pequeno de construções primitivas pode ser combinado em um número pequeno de maneiras para construir as estruturas de controle e de dados. Seria a “falta de exceções à regra”.
* Instruções de controle – na década de 70, a revolução da programação estruturada foi motivada em grande parte pelo repúdio pelasinstruções de controle das linguagens das décadas anteriores, como grande exemplo o goto, que prejudicava extremamente a legibilidade do programa. Um programa que se lê na ordem é muito mais fácil de entender que um onde se “pula” de um de uma instrução para outra não adjacente.
* Tipos de dados e estruturas – definir tipos e estruturas de dados de maneira mais fácil. Exemplo: se tivéssemosque usar um numérico para expressar um tipo booleano, e dissesse “numero = 1” ao invés de “numero = true”, prejudicaria a clareza.
* Sintaxe – descreve as regras da linguagem de programação, o modo de escrever o programa, o conjunto básico de palavras e símbolos que serão utilizados. Tem um efeito significativo sobre a legibilidade do programa. Exemplo:
* Formas identificadoras –restringir o tamanho dos nomes dos identificadores pode ter efeito negativo sobre a legibilidade, não permitindo que usemos nomes conotativos para as variáveis, por exemplo.
* Palavras reservadas – o conjunto de palavras que só podem ser utilizadas para as instruções do programa, não podendo ser utilizadas para nomear variáveis, vetores etc. Se pudéssemos utilizar as “palavrasreservadas” para outros fins, afetaria negativamente a legibilidade.
* Forma e significado – a aparência das instruções indicando sua finalidade melhora significantemente a legibilidade.
* Capacidade de escrita – critério que mede o quão fácil seria utilizar a linguagem para criar programas.
* Simplicidade e ortogonalidade – da mesma maneira, essas duas características também afetam acapacidade de escrita de um programa, pois quanto menos componentes básicos tiver, mais fácil de escrever programas utilizando a linguagem.
* Suporte para abstração – seria pensar primeiro no contexto geral, ignorando os detalhes, e só depois usar as estruturas para resolver o problema. O grau de abstração permitido por uma linguagem afeta grau de capacidade de escrita. Exemplo: uso desubprogramas.
* Expressividade – é a comunicação mais natural possível entre o programador e o computador, utilizando um conjunto de formas relativamente convenientes para especificar os processos. Exemplo: em C++, é mais conveniente utilizar cont++ do que cont = cont + 1.
* Confiabilidade – um programa deve se comportar de maneira igual em qualquer situação.
* Verificação de tipos –é verificar se existem erros de tipos nas variáveis do programa, pelo compilador ou durante a execução.
* Manipulação de exceções – é a capacidade de um programa de tomar medidas corretivas ao detectar erros em tempo de execução.
* Legibilidade e capacidade de escrita – também afetam a confiabilidade de um programa. Um programa que pode ser escrito numa linguagem de fácil...
tracking img