Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACENTO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

GOIÂNIA
2013
Acento

Após os estudos realizados, aprendemos que na escola a uma terrível confusão que a escola faz entre a escrita e a fala quanto à tonicidade.A escrita não tem sílabas tônicas, nem átonas isso ocorre na fala e dependem de como as pessoas dizem o que falam.
Entendemos que o simples fato de realizar uma troca acentual de lugar, mudacompletamente o sentido de uma frase.
Toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica. Observe as sílabas tônicas das palavras arte, gentil, táxi e mocotó.Constatamos que a tonicidade recai sobre a sílaba inicial em arte, a final em gentil, a inicial em táxi e a final em mocotó. Além disso, Notamos que a sílaba tônica nem sempre recebe acento gráfico. Portanto,todas as palavras com duas ou mais sílabas terão acento tônico, mas nem sempre terão acento gráfico. A tonicidade está para a oralidade (fala) assim como o acento gráfico está para a escrita(grafia). 
O acento diferencial é utilizado para distinguir uma palavra de outra que se grafa de igual maneira. Por exemplo:
pôde (pret. perf. do ind. de poder) 
pode(pres. do ind. de poder)
Se dissermos uma palavra soletrando as sílabas, com durações iguais, minha fala não produzirá nenhuma sílaba tônica nem átona. A tonicidade é uma medida relativa que só ocorrequando, comparando duas sílabas, percebe-se que uma é mais saliente que a outra.
E infelizmente na alfabetização pode passar sem o ensino do que é uma sílaba tônica ou uma sílaba átona, outroserros de ensino que acontecem frequentemente na escola é o uso da vírgula entre o sujeito e o predicado.
Exemplo:
Joana, não comprou lanche hoje.
Joana não comprou lanche hoje.
Existem educadores quepara eles tanto faz, onde se usa a vírgula pois afinal eles também não aprenderam a fazer o uso correto e jamais entenderão por que pôs ou deixou de pôr vírgula nesses dois tipos de frases....
tracking img