Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A LINGUAGEM E A LÍNGUA
A linguagem verbal (oral e escrita) é a forma de comunicação mais presente em
nosso cotidiano, pois ela destaca-se por sua imensa potencialidade criativa. Assim, a línguaportuguesa é o código mais utilizado por nós. Esse código tem como unidade mínima o signo
lingüístico, que se refere a uma representação da realidade por meio da palavra. Um signo
lingüístico é aunidade formada por um estímulo físico (sons, letras) e a idéia, o conceito.
O estímulo físico/parte material é o significante, e a idéia é o significado. Significante
e significado são as duas faces damesma unidade que é o signo.
Vejamos um exemplo: ao ouvir a palavra caneta, você reconhece os sons que a
Língua Portuguesa [A] - Nohad Mouhanna Fernandes - UNIGRAN
13
formam. Esses sons são osignificante do signo caneta. Ao ouvir essa palavra, você logo mentaliza a idéia de caneta. Esse conceito, utensílio para escrever ou desenhar à tinta, é o significado do signo caneta. A palavra canetanão é o objeto caneta, que pode estar distante de nós, mas quando ouvimos ou lemos essa palavra nos vem à mente a imagem desse objeto.
Ao empregar os signos que formam a nossa língua, você deveobedecer a certas regras de organização que a própria língua lhe oferece. A seqüência um caneta bonito contraria uma regra de organização da língua portuguesa, o que faz com que a rejeitemos.
Perceba, pois,que o conhecimento de uma língua engloba não apenas a identificação de seus signos, mas também o uso adequado de suas regras combinatórias.
O emissor ou destinador ou remetente é o que transmite amensagem – codifica e envia a mensagem. Pode ser individual ou coletivo.
O receptor ou destinatário ou interlocutor é aquele que recebe e decodifica a mensagem, ou seja, compreende e a traduz eminformações significativas. A atribuição designificados pelo interlocutor depende de sua competência de leitura e da relação com os seus conhecimentos prévios, sua ideologia, cultura, contextualização,...
tracking img