Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Observe o título do texto: a partir dele podemos identificar o assunto de que ele trata? O título é objetivo ou exige que o leitor faça inferências sobre o que vai ler?
- Observe a data e o nome dojornal para determinar a atualidade (ou não) do editorial e o perfil do público a que ele se dirige.
- Durante a leitura, torne consciente o uso de seus conhecimentos prévios, sobre o fato tratado,sobre as personalidades citadas no editorial e sobre o uso da língua, para a compreensão do texto.
 
Vamos à leitura, então:
 
Supremo blá-blá-bláeditoriais@uol.com.br  
Abraham Lincoln levoupouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos. Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisãono Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar noJudiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu. Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação doleigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino.Não há dúvida de que a Justiça deve examinar cada aspecto com cuidado, nem de que muitos aspectos são alvo de controvérsia. Ainda assim, seránecessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso sedisseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta. Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito menos o Supremo TribunalFederal.Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de...
tracking img