Linguagem do desenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
do A linguagem do desenho
O desenho é uma das linguagens da arte,a mais antiga,a mais praticada.Precisamos de muito pouco para poder desenha.Essa possibilidade foi descoberta na pré-história por nossos antepassados,que fizeram inúmeros desenhos,exercendo suas atividades rituais e de sobrevivência,em fundo de abrigos ou sobre pedras.
Christina Moraes,artista brasileira contemporânea dedica-se aodesenho,além de outras formas de arte visual.
Apresenta uma figura humana sentada,com um buque de flores entre as mãos.A metade da obra tem um fundo branco,e a outra metade tem o fundo negro.
O desenho é figurativo,porém não é realista,isto é,não pretende ser um copia fiel do real.Tanto que não podemos dizer se a figura humana é um homem ou uma mulher,uma vez que não há detalhesidentificadores.
O estilo é expressionista,privilegia a expressão da afetividade e do modo subjetivo com que a artista vê o mundo,mais que as questões exatidão da representação.A figura humana não é simétrica e suas mãos são indicadas,mas nãos mostram todos os dedos.
Ele nos fala da solidão do ser humano e da sua ligação com a natureza.O buquê de flores preenche todo o peito da figura humana,consideradosimbolicamente como a sede de nossos sentimentos e da afetividade.A partir de seu titulo fototropismo,podemos dizer que, assim como as plantes seguem o movimento do sol,os seres humanos são atraídos e se orientam não só pela luz,mas por toda natureza.

O que é uma linguagem?
A linguagem é um instrumento,que nos permite pensar e comunicar o pensamento,estabelecer diálogos com nossos logos com nossossemelhantes e dar sentido a realidade que nos cerca.
Linguagem verbal, por meio dela, nomeamos objetos,formamos conceitos e articulamos nosso pensamento sobre o mundo,tanto o mundo subjetivo de sentimentos e desejos quanto o mundo objetivo exterior a nós.Ela não é a primeira linguagem que aprendemos em nossa vida.

Estrutura da linguagem

Toda linguagem é um sistema de signos.O signo,é umacoisa que está no lugar de outra sob algum aspecto.Por exemplo o choro,os números e as palavras.Conforme o contexto,a afirmação pode funcionar como simples constatação de fato ou aviso.
Tipos de signos
Se o signo está no lugar do objeto,ele é uma representação do objeto e pode ser representado de várias maneiras.
Quanto a relação é semelhante o signo é do ícone um desenho e um som.
Se a relaçãoé de causa e efeito,uma relação que afeta a existência do objeto ou é por ela afetada,temos um signo do tipo índice.
Se a relação é arbitrária,regida simplesmente por convenção,temos símbolo.As palavras são o melhor exemplo de símbolo.Outros exemplos: o preto símbolo de luto,uso da aliança símbolo do compromisso,um coração símbolo do amor.Estes mantêm-se por convenção,hábito ou tradição.
Pois sóo ser humano é capaz de estabelecer signos arbitrários,regidos por convenções sociais,dizemos que o humano é um símbolo.
Podemos explicar um signo por meio de outro,inclusive misturando linguagens e um sinônimo pode explicar igualmente um signo.

Outros elementos da linguagem

Precisamente por ser um sistema de signos, toda linguagem possui um repertorio, ou seja, uma relação de signosque a compõem. As linhas podem ter diversas qualidades, retas ou curvadas; a superfície pode ser plana ou não; e se relevo pode ser produzir efeitos no desenho.
Com os três elementos –superfície, linha e ponto – é possível fazer qualquer desenho, seja técnico, de observação, de ilustração, de ornamentação ou de criação, também chamado artístico.
A linguagem musical tonal, para compor seurepertorio, dentre todos os sons possíveis, seleciona alguns, denominados dó, ré, mi, fa, sol, la, si, acrescidos de sustenidos ou bemóis, que são semitons.
Também é preciso que se estabeleçam as regras de combinação dos signos. Na linguagem do desenho, plano, linha e ponto podem ser usados como a desenhista quiser.
Na linguagem verbal, do ponto de vista semântico, não podemos combinar signos...
tracking img