Lines of balance - linhas de balanço

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

LINES OF BALANCE


BLUMENAU
2012


PESQUISA – LINES OF BALANCE
LINHAS DE BALANÇO

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Construção Civil 02 do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau.





BLUMENAU
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2O QUE É A Linha de balanço? 5
3 COMO FUNCIONA A LINHA DE BALANÇO? 5
4 O QUE É BALANÇEamento e qual seu benefício? 5
5 a lob é um pert/cpm? 6
6 como montar a lob? 7
7 exemplo de aplicação da lob? 8
8 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

Com o gradativo crescimento populacional e o desenvolvimento econômico, a necessidade de moradia e trabalho para essa populaçãoimplicou em grandes demandas para construção civil.
Devido a estas demandas existe uma quantidade muito grande de empresas dedicadas ao ramo da construção, e cada dia aumenta mais a competitividade entre elas o que leva ao desenvolvimento de novos sistemas de gestão para a otimização dos seus resultados.
As técnicas mais utilizadas para a programação de obras da Construção Civil são o Gráfico deGantt, o CPM (Critical Path Method) e o PDM (Precedence Diagraming Method). No entanto, elas não são eficientes quando o projeto é de natureza repetitiva, e para este tipo de empreendimento, a melhor técnica é a Linha de Balanço (LOB - Line of Balance), que no Brasil, saiu muito recentemente do ambiente acadêmico para a aplicação nas empresas. Em respaldo, vários trabalhos tem sido desenvolvidosnas universidades sobre a metodologia da LOB, e este presente artigo objetiva inserir-se na lacuna do enfoque da filosofia da produção.
A necessidade deste tipo de abordagem, surge quando o problema consiste na programação de obras complexas, em que a discussão da escolha e utilização de uma ferramenta extrapola as considerações técnicas da Engenharia. A utilização direta e inquestionável de umaferramenta, criada para atender às necessidades e critérios convencionados de um determinado ambiente produtivo, fatalmente influenciará a condução do empreendimento segundo suas inerências. Torna-se portanto necessário criar mecanismos que impeçam a proliferação de aspectos causais não considerados na análise técnica, bem como criar mecanismos para impedir o aparecimento de disfunções. Mas, paraisto, é necessário conhecer antes a base filosófica da ferramenta. Assim, a adoção da Linha de Balanço envolve a discussão sobre seus princípios tayloristas, que atualmente não são aceitos em todos os seus aspectos, especialmente no que se refere ao elemento humano e a sua produtividade.

O QUE É A Linha de balanço?

É uma técnica de planejamento e controle que considera o caráter repetitivodas atividades de uma edificação. Por meio da Linha de Balanço (Line of Balance - LOB) o engenheiro da obra passará a ter uma visão mais simples da execução das atividades servindo como ferramenta de apoio na melhoria da produtividade e qualidade nos canteiros. E poderá dispor de uma técnica eminentemente gráfica (visual) que será um valioso aliado nas suas comunicações em obra.
A Linha deBalanço é derivada do gráfico de barras (Gantt), onde ao invés de colocarmos as atividades ou fases da obra no eixo vertical, colocamos, por exemplo, os pavimentos. Assim cada barra continua representando uma atividade, ou fase da obra, porém deixa de ser horizontal para se ter uma inclinação, que representará o ritmo com que avança pelos pavimentos.
Dessa forma a Linha de Balanço pode indicar osequenciamento da atividade pelas diversas unidades de repetição da obra. Estas unidades de repetição podem ser os pavimentos, os apartamentos, as casas unifamiliares, os quilômetros de estrada, os metros de canalização, etc.

COMO FUNCIONA A LINHA DE BALANÇO?

A Linha de Balanço é uma técnica gráfica que propõe uma conjunto de "curvas de produção" que nos dá informações sobre a produção e...
tracking img