Lincenciada em letras

571 palavras 3 páginas
“Preconceito Linguístico: Doa-se lindos filhotes de poodle”
Volta Redonda, 2011

ATIVIDADE AVALIATIVA

1 – Explique a seguinte afirmação “Tendo em vista que a classificação da transitividade verbal segundo as gramáticas normativas é contextual, certamente o raciocínio acima não é consistente” (SCHERRE, 2005, p. 82)
Sabemos que a gramática normativa diz que o pronome “se” quando em estruturas com um verbo classificado como intransitivo, transitivo indireto e de ligação, será considerado índice de indeterminação do sujeito e o verbo assumirá sempre a forma singular. Já em estruturas com verbo transitivo direto, a mesma partícula “se” será índice de apassivação e o verbo concordará em número com o sujeito passivo, como podemos observar em “doam-se filhotes de poodle”. No exemplo, o verbo transitivo direto “doar” concorda com o sujeito passivo “filhotes”, assumindo a forma plural.
Porém, a mesma gramática normativa também diz que não há como um verbo ser sempre classificado como transitivo ou intransitivo, pois “a análise da transitividade verbal é feita de acordo com o texto e não isoladamente. O mesmo verbo pode estar empregado ora intransitivamente, ora transitivamente (...)” (CUNHA & CINTRA, 1985, p 134)
Sendo assim, Sherre diz que a classificação do pronome “se” como índice de indeterminação do sujeito ou como pronome apassivador por conta da transitividade verbal é um raciocínio inconsistente. Isto porque deve-se observar o contexto no qual o verbo está inserido e não analisá-lo de forma isolada para assim o classificar segundo sua transitividade.

2 – Qual a pressuposição da gramática gerativa em relação à produção de linguagem pelos seres humanos?

3 – Qual a visão de Noam Chomsky acerca da aquisição da linguagem?
Segundo Noam Chomsky o ser humano já nasce com uma gramática universal, que se desenvolve com aquisição natural da linguagem, não requer ensino formal apenas a convivência em um ambiente lingüístico. Uma

Relacionados

  • Lei de regime de contrato de concessão floresta em mocambique
    17745 palavras | 71 páginas