light

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

CURSO DE NUTRIÇÃO








INFLUÊNCIA DOS PRODUTOS LIGHT E DIET NA TERAPIA NUTRICIONAL PARA DIABÉTICOS.





























ITABUNA - BA
DEZEMBRO / 2005

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC
CURSO DE NUTRIÇÃO








INFLUÊNCIA DOS PRODUTOS LIGHT E DIET NA TERAPIA NUTRICIONAL PARADIABÉTICOS.






















ITABUNA - BA
DEZEMBRO/ 2005























Agradecemos,
a Deus,
aos colegas
e a nossa professora Mônica Bonfim, a todos, o nosso muito obrigado.






MENSAGEM



“Poucas coisas na vida são mais importantes do que a saúde. E poucas coisas são tão essenciais para a saúde e o bem-estar como uma alimentaçãoequilibrada”
(Autor desconhecido)















1 . INTRODUÇÃO

O diabetes mellitus é um grupo de doenças caracterizado por altos níveis de glicose sanguínea, resultante de defeitos na secreção de insulina, ação insulínica, e assim contribui para o aumento considerável na morbidade e mortalidade, podendo ser reduzidos por diagnósticos e tratamento precoces.
Os produtos diete light, que estão cada vez mais sofisticados e disponíveis no mercado, auxiliam no controle da diabete. A educação nutricional para os portadores dessa disfunção, constitui um dos pilares básicos para a eficiência da prevenção e do tratamento.
Essa pesquisa tem como objetivo esclarecer sobre a importância dos alimentos dietéticos nas dietas elaboradas para diabéticos e do acompanhamentoprofissional no planejamento alimentar, que deve ser cuidadosamente elaborado, com ênfase na individualização, visto que, nenhuma dieta pode ser igualmente recomendada para todos os pacientes com esse distúrbio. Desta forma, os procedimentos nutricionais, ajudam a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do diabético.








2 . JUSTIFICATIVA

A dieta equilibrada para diabéticos, alémde prover os nutrientes aos requerimentos metabólicos do organismo, fornece compostos, nutrientes ou não, capazes de modular as funções orgânicas, favorecendo a prevenção da doença. Neste contexto, uma nova categoria são os alimentos diet e light que são de grande importância ao serem consumidos em quantidades adequadas promovendo grandes benefícios aos diabéticos e sendo valiosos para o controleda glicose, pois permitem uma substituição do açúcar ao invés de uma simples restrição, e ainda contribuem para a perda de peso em pacientes obesos, facilitando a aderência dos diabéticos à educação nutricional, que é considerada uma das interfaces do tratamento. Os diabéticos devem ter o conhecimento de que os ingredientes dos produtos dietéticos podem ser calóricos e conter carboidratos, mesmo emteores menores.
Estes produtos têm demonstrado uma grande segurança, e seu uso hoje é permitido para crianças, idosos e algumas gestantes desde que sejam inseridos na dieta de forma recomendável.

3 . PROBLEMA:

Qual a influência dos produtos light e diet na terapia nutricional para diabéticos?

4 . HIPÓTESE

A inserção de produtos diet e light numa dieta balanceada trazem benefíciosaos diabéticos melhorando sua qualidade de vida e ajudando no controle da doença.


5 . OBJETIVOS

5.1 GERAL

Analisar a influência dos produtos diet e light na terapia nutricional para diabéticos.

5.2 ESPECÍFICOS:

Descrever as medidas recomendadas no plano alimentar do diabético em todas as faixas etárias;
Analisar a importância dos alimentos diet e light nas dietas elaboradas paradiabéticos obesos;
Analisar a normalização da glicemia;
Descrever a necessidade de um profissional na elaboração de um planejamento alimentar;

6 . REFERENCIAL TEÓRICO

6.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE DIABETES

A diabete é uma desordem que ocorre quando uma pessoa produz insulina em quantidade insuficiente, desse modo, a glicose não pode entrar na célula e ser consumida, acumulando-se...
tracking img