Ligacao metalica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Processo de Produção de Celulose e de Papel

Em linha com nossa estratégia de conduzir nossos negócios de acordo com os mais altos padrões ambientais, utilizamos técnicas de plantio e colheita que sejam menos agressivas ao meio ambiente e que proporcionem elevados níveis de eficiência e produtividade. O processo de produção de papel compreende três etapas (i) a formação das florestas e seucorte; (ii) a produção da celulose; e (iii) a produção do papel.

Plantio e Colheita

A formação de florestas começa no viveiro, onde usamos as mais modernas técnicas disponíveis de micro-estaquia. As mudas ali produzidas são variedades de eucalipto que têm maior resistência a pragas e alta produtividade de celulose e melhor se adaptam ao clima das respectivas micro-regiões onde serão plantadas.Normalmente, utilizamos um equipamento chamado harvester, que corta a árvore no pé, descasca e corta o tronco em toretes. Parte das cascas e folhas permanecem na floresta. Os toretes são transportados para a beira dos talhões de plantio por equipamentos específicos (forwarder) e dali são transportados em caminhões para a fábrica.

Processo de Produção de Celulose

O Processo Kraft deCozimento

Os toretes recebidos nas fábricas de celulose são, se necessário, descascados e posteriormente picados em cavacos. Os cavacos são então transferidos por esteira transportadora aos digestores, onde passam por um processo de cozimento com adição de sulfato de sódio e soda cáustica. Este processo de cozimento, designado Processo Kraft, minimiza os danos às fibras da celulose, de forma apreservar sua uniformidade e resistência. Durante o cozimento, as fibras de celulose são separadas da lignina e resinas, quando então obtemos celulose não branqueada. Numa fase de pré-branqueamento, a celulose é então lavada e submetida a um processo de deslignificação por oxigênio que, combinado com o Processo Kraft, remove aproximadamente 95% da lignina. A esta altura do processo, uma pequena parcela dafibra de celulose produzida é utilizada na produção de alguns tipos de papelcartão. A lignina e os produtos resultantes do Processo Kraft compõem o chamado “licor negro”, que é separado e enviado para evaporadores para elevar a concentração de sólidos e em seguida para uma caldeira de recuperação. Neste equipamento, o licor negro é utilizado como combustível para a produção de vapor e energiaelétrica, e recuperamos aproximadamente 99% das substâncias químicas utilizadas no Processo Kraft.


Branqueamento


A próxima etapa do processo de produção de celulose é o processo de branqueamento químico. Nosso atual complexo branqueador consiste de uma série de torres de branqueamento de média densidade através das quais passa a celulose deslignificada. Cada torre de branqueamento contém umamistura diferente de agentes branqueadores. A produção da celulose convencional é feita através de um processo que utiliza o cloro, dióxido de cloro e soda cáustica, ao passo que o processo de branqueamento “Elemental Chlorine Free”, ou ECF, não utiliza o cloro elementar. Ao final desta etapa a celulose branqueada é transferida para torres de armazenagem ainda em forma líquida. A partir desteponto, ela pode ser destinada diretamente para as máquinas de papéis na Unidade Mucuri e na Unidade Suzano, ou em caminhões para a Unidade Rio Verde ou, ainda, no caso da Celulose de Mercado, para secadoras onde a celulose é então secada, moldada em folhas e cortada e, em seguida, embalada.


Processo de Produção de Papel

Produzimos papel para imprimir e escrever woodfree não revestido em todasas nossas unidades de produção. Produzimos papel para imprimir e escrever woodfree revestido e papelcartão em nossa Unidade Suzano. Iniciamos a produção de papel encaminhando a celulose para refinadores, que aumentam o nível de resistência das fibras. Após o refino, a solução de celulose é alimentada à máquina de papel, onde é misturada com materiais e outros aditivos, de forma a fornecer as...
tracking img