Ligacao metalica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ligação Metálica
Ciências dos Materiais e Meio Ambiente

Eugênio Magalhães Bruna de Paoli Bruno Miranda Guimarães Lucas Eduardo Marcela Rossi Reis Ferreira

04/09/2012

Ligação MetálicaLigação metálica é a ligação entre metais e metais. Formam as chamadas ligas metálicas que são cada vez mais importantes para o nosso dia-a-dia. No estado sólido, os metais se agrupam de formageometricamente ordenados formando as células, ou grades ou retículo cristalino. Uma amostra de metal é constituída por um grande número de células unitárias formadas por cátions desse metal. Na elétrons maisexternos, com a consequente formação de cátions, que formam as células unitárias. Esses cátions têm suas cargas estabilizadas pelos elétrons que foram liberados e que ficam envolvendo a estrutura comouma nuvem eletrônica. São dotados de um certo movimento e, por issoligação entre átomos de um elemento metálico ocorre liberação parcial dos , chamados de elétrons livres. Essa movimentação dos elétronslivres explica por que os metais são bons condutores elétricos e térmicos.

Ligação Metálica
A consideração de que a corrente elétrica é um fluxo de elétrons levou à criação da Teoria da NuvemEletrônica ou Teoria do “Mar” de elétrons. Pode-se dizer que o metal seria um aglomerado de átomos neutros e cátions, mergulhados numa nuvem ou “mar” de elétrons livres. Esta nuvem de elétronsfuncionaria como a ligação metálica, que mantém os átomos unidos.

• Um cristal ou retículo cristalino de NaCl aumentado 300 vezes.

Ligação Metálica
São estas ligações e suas estruturas que os metaisapresentam uma série de propriedades bem características, como por exemplo, o brilho metálico, a condutividade elétrica, o alto ponto de fusão e ebulição, a maleabilidade, a ductilidade, a altadensidade e a resistência á tração. As ligas metálicas são a união de dois ou mais metais. Às vezes com não-metais e metais. As ligas têm mais aplicação do que os metais puros. Algumas ligas:

bronze...
tracking img