Lietatura brasileira

2104 palavras 9 páginas
A procura da identidade ideológica e a critica social do Brasil, em obras do naturalismo e modernismo.

Rosana de Sousa

Pontes e Lacerda – MT 2012/1

*Rosana de Sousa
Resumo:

O artigo a seguir tem o intuito de realizar uma analise sobre as obras estudas no 6 semestre da disciplina de literatura brasileira, tomando partida do ponto de vista da procura do povo brasileiro pela sua identidade ideológica e realidade social do povo brasileiro, incluindo as criticas a sociedade.

Palavras chaves: cultura brasileira, realismo, modernismo e criticas. Abstrat: Introdução:
Podemos destacar que todas as obras a serem analisadas estão contextualizadas sobre o viés do modernismo e realismo, pois estão seriamente inseridas no contexto histórico social, ideológico e cultural, pois mostram com veracidade as faces contraditórias do nosso país. Outra característica que se encontrar presente na maioria das obras é a questão senso de humor e ironia, o bom humor usado nas obras ao mesmo tempo em que é engraçado se torna critico isso ocorre de uma forma sátira de fazer piada com as situações criticas do povo brasileiro. O contexto social na qual as obras foram publicadas se dá no período em que a ciência estava em alta, a economia do brasil se baseava-se em cana se açúcar e café, onde os proprietários da terra não tinham apenas o poder econômico mais também o poder politico, a sociedade também passava por varias mudanças dentre elas a abolição a escravatura, como vimos em varias obras o preconceito contra o negro e o abalo a estrutura do regime monárquico, onde o Brasil dava inicio a uma nova era politica, a republica.
*Acadêmica do Curso de Letras Português e Literatura da Universidade do estado de mato grosso – campus Pontes e Lacerda.
Para iniciarmos nossa analise nas obras do realismo começaremos com Macunaíma do renomeado escritor Mario de Andrade e

Relacionados