lideran a atividade 212121

335 palavras 2 páginas
O QUE É LIDERANÇA?
A liderança é um processo contínuo de escolha e ao ajudar o grupo a lidar com escolhas, a liderança passa a ser também considerada uma questão de processo decisorial. Assim, o administrador tem no planejamento, como unidade de direção, um forte subsídio para o processo de tomada de decisão e para o exercício de sua liderança.
O Administrador Lider é aquele que mesmo não dispondo de qualquer autoridade estatutária – organização formal é aceito e respeitado, porque é capaz de unir o grupo e transforma-lo em equipe, de representá-lo e de conduzi-lo para a busca de seus objetivos, de manter relações interpessoais positivas. Chiavenato (1999) Aponta alguns traços de personalidade desejáveis no líder: inteligência, otimismo, calor humano, comunicabilidade, mente aberta, espírito empreendedor, habilidades humanas, empatia, assunção de riscos, criatividade, tolerância, impulso para a ação, entusiasmo, disposição para ouvir, visão do futuro, flexibilidade, responsabilidade, confiança, maturidade, curiosidade e perspicácia.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES?
A competitividade dos tempos de hoje tem imposto às organizações uma busca incessante por melhores resultados a fim de garantir o crescimento e perpetuação no mercado. Este fato tem levado as companhias a buscar o aprimoramento da gestão de pessoas e a identificação/formação de líderes pró-ativos. Diante disso, a GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS nas organizações tornou-se um fator de competitividade e excelência afim de sempre melhorar o seu produto final ou serviço.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA SITUACIONAL?
Um gestor que pode escolher um estilo de liderança de acordo com a tarefa a ser executada as pessoas a situação.
Isso se chama liderança situacional.
O administrador eficaz tanto manda cumprir ordens como sugere aos subordinados a realização de certas tarefas, ou ainda os consulta antes de tomar alguma decisão.
O desafio está em saber quando aplicar cada estilo, com quem e em que

Relacionados