PEU - PROGRAMA DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA
UNIDADE DE ARENÁPOLIS
CURSO – LICENCIATURA PLENA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Arenápolis – MT
Junho/2012
ELAINE CRISTINA BAIONI RODRIGUES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASArenápolis – MT
Julho/201
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NÍVEL FUNDAMENTAL
Relatório de estágio Curricular Supervisionado da educação de Nível Fundamental, do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas a Universidade de Cuiabá, Expansão Universitária de Arenápolis/MT, elaborado com o objetivo dedescrever o processo de ensino e aprendizagem vivenciado pela acadêmica: Elaine Cristina Baioni Rodrigues.
Professor Supervisor de Estágio: Esp. Robson Alexandre Nogueira de Oliveira
Arenápolis – MT
Julho/2012
Dedico este relatório, à Deus que me deu forças para não desistir, ao meu marido e minhas filhas, por todo amor e dedicação para comigo, porserem as peças fundamentais para me tornar a pessoa que hoje sou.
AGRADECIMENTO
À Deus, por permitir que todos os dias eu possa contemplar as obras de sua criação, à minha família pelo carinho e apoio absoluto, aos colegas pela amizade e aos professores pela dedicação.
EPÍGRAFE
A vida que a gente quer, depende do que agente faz.
(Instituto ECO Futuro)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................08
METODOLOGIA........................................................................................09
CRONOGRAMA........................................................................................10DESENVOLVIMENTO................................................................................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................14
INTRODUÇÃO
A escola é um lugar que propicia e facilita a aprendizagem de alunos e tambémprofessores, pais e profissionais administrativos e com isso garantem seus direitos e dividem responsabilidade no processo educativo.
Tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde aplicou-se grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo do curso, e agora trabalhando em sala de aula, demonstrando assim o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica eprofissional do futuro docente.
O estágio desenvolvido na Escola Estadual Governador João Ponce de Arruda, situada na rua Presidente Costa e Silva, número 731, Bairro Vila Nova, no município de Arenápolis – MT, com uma carga horária de 20 horas/aula, com alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental, num período de 07 dias, observando como o professor regente da sala interage e transmite seuconhecimento para seus alunos e com isso podemos colocar em pratica uma convivência harmoniosa com os alunos e o professor.
O estágio supervisionado teve como objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.
Este relatório écomposto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de observação em sala de aula, que se baseou nos quatro pilares da educação e também no processo de ensino – aprendizagem.
METODOLOGIA
Ressaltamos, que foi de grande importância a observação nas salas de aulas do 8º e 9º anos, cujo estágio se desenvolveu. O período preparatório é...